24 setembro 2008

Trem das onze...


Vocês já ouviram falar da Estrada da Graciosa? Partindo da BR 116, a 37 km de Curitiba, a Rodovia PR 410, ou Estrada da Graciosa, é hoje um local de lazer, mas já serviu de caminho para jesuítas, mineradores e índios e foi cenário de muitos ataques indígenas, sendo, por esse motivo, praticamente abandonada. Tempo depois a estrada foi reaberta definitivamente, transformando-se em rota obrigatória para todo turista. Existe hoje um roteiro realizado por um trem turístico que liga Curitiba à cidade de Morretes, trecho esse realizado todo à beira da serra, em um visual de perder o fôlego. (As duas primeiras fotos são de lá.)

Existe algo mais charmoso que uma viagem de trem? No Brasil ainda existem algumas linhas de trens turísticos, especialmente no Sul e no Sudeste. E, nesses trens, ao contrário do nosso cotidiano, o que se deseja é que o tempo demore muito a passar para que se possa apreciar com tranquilidade a paisagem. Querem conhecer alguns roteiros?

Trem do Vinho - Bento Gonçalves / RS: O passeio turístico de trem à vapor é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 2h de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela, teatro e pelos gaúchos.
Trem do Corcovado - Rio de Janeiro / RJ: Todos os anos mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país. Além de se deslumbrar ao ver pelas janelas do trem as paisagens mais bonitas da Cidade Maravilhosa, o passageiro faz um passeio através da história do Brasil.
Estrada de Ferro Oeste de Minas - São João Del Rei / MG: Um passeio de Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes encanta crianças, jovens e adultos. Encantamento que já começa no embarque ou desembarque na pequena estação construída em 1881, para servir a Companhia de Ferro Oeste de Minas. Possui o mesmo estilo das estações mineiras edificadas no final do século XVIII e princípio do XIX. Trem do Forró - Recife / PE: O Trem parte sempre em dias variados do mês de junho. A festa e a animação são contagiantes e os participantes vão dançando e comemorando o São João em todos os vagões, cada um deles animados por um trio diferente de forró.

Quem quiser conhecer mais, pode acessar o site da ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais) e boa viagem!

.

Não posso ficar
Nem mais um minuto com você
Sinto muito amor

Mas não pode ser

Moro em Jaçanã

Se eu perder esse trem

Que sai agora às onze horas

Só amanhã de manhã

1 comentários:

Helena Castro disse... - Responder comentário

amei essa sua dica!!!!!! quando era bem pequena cheguei a fazer rio de janeiro até são paulo de trem. era o máximo!!!!! não conhecia essa estrada graciosa e fiquei maravilhada com o visual. quero ir um dia com certeza!!!! o do trem do corcovado (o trajeto é curto mas vale bem mais a pena que ir de carro) e o de minas eu já conheço e também recomendo.

beijos

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados