12 dezembro 2008

Curitiba, meu amor

Essa semana falei de minha paixão por Paris. Um paixão platônica, visto que nunca estive lá (por enquanto). Portanto hoje resolvi falar de uma paixão real: Curitiba.

Cidade que faço questão de visitar pelo menos uma vez por ano. Sonho de consumo. Um dia ainda me mudo para lá, para aquele friozinho eterno, aquela cidade cheia de opções e ao mesmo tempo tão tranquila. Aquela gente metida à besta que eu adoro (hahaha... aquele arzinho meio blasé, sabe? acho chique!). Uma cidade linda, limpa, organizada, de arquitetura encantadora. Modelo em transporte urbano e planejamento. E o sotaque dos curitibanos? Delícia!

Senta que lá vem a história: Curitiba é a capital do estado do Paraná, localizada a 934,6 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 90 quilômetros do Oceano Atlântico. É a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.828.092 habitantes. Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante. [Wikipedia]

É uma cidade repleta de pontos turísticos, e por esse motivo criou um sistema de visitação especial. Circulando por 23 pontos turísticos de Curitiba, os ônibus especiais da Linha Turismo oferecem um passeio de 2 horas em um trajeto de 40 quilômetros. Em cada ponto há uma breve parada para embarque e desembarque de passageiros. O ponto de partida é a Praça Tiradentes. Os ônibus saem a cada 30 minutos. O usuário recebe uma cartela que lhe dá direito a um embarque e três reembarques, o que permite que a pessoa escolha o ponto turístico que quer conhecer melhor.

Alguns locais que merecem visitação:

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas
Museu Oscar Niemeyer
Museu de Arte Sacra
Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba
Palácio Avenida
Teatro Guaíra
Teatro Paiol
Ópera de Arame - Parque das Pedreiras
Jardim Botânico Fanchette Rischbieter
Parque Barigüi
Parque Tingüi
Parque Tanguá
Praça Garibaldi
Largo Coronel Enéas
Rua das Flores
Rua 24 horas
Torre Mercês - Telepar
Shopping Estação


Eu já estive em todos!

Agora, em imagens:




E, falando em imagens, selecionei essas de street style dos curitibanos. Eu, muito espertamente, perdi o link do blog, mas vejam:






E vocês, quais cidades gostariam de conhecer? Qual é aquela que habita seus sonhos?

23 comentários:

Paradis disse... - Responder comentário

Como eu já conheço Paris (e quero voltar, claro!!!), me divido entre as 3 outras cidades dos meus sonhos: Londres, Edimburgo e Moscou!!!

ana - hoje vou assim off disse... - Responder comentário

Como nunca viajei pra fora, tenho loucura em conhecer Lisboa, Londres, Amsterdã, Paris, Barcelona, Buenos Aires, Punta del Leste, Praga, Koppenhagen (chocolates...to zuando, hahahaha), Berlin, Viena, Roma...hahahahahaha, SÓ isso TUDO!!!

Do Brasil tenho loucura em conhecer Salvador, Tiradentes e Fortaleza. Mas Curitiba é uma boa também, heim!!

Beijos!

Cilene disse... - Responder comentário

Eu tenho vontade de conhecer Gramado no Rio Grande do Sul...

Cy disse... - Responder comentário

poxa, já viajei pra NY, Orlando, Paris e Londres sozinha, mas nunca saí do Sudeste... gostaria de viajar mais para o Brasil, mas é tão caro... Nordeste? um absurdo de caro. outra coisa que me desanima é que aqui não tem uma estrutura legal de metrô, tem que depender de carro pra conhecer outros lugares, outras praias e cidades... e eu não sei dirigir...

mas, quero ir pro NE ano que vem... enqto o dólar não abaixa.
bjsss

Camilla disse... - Responder comentário

Oi Lily,

Já morei em Curitiba e realmente, faz jus ao título de cidade modelo...

Cidade que eu tb amo é Nova York, pela sofisticação das avenias ais movimentadas...

O Rio de Janeiro é, indiscutivelmente, minha predileta...mas pq será, né ?

Cidade dos sonhos, a qual um dia eu ainda conhecerei, é Roma!

Beijos!

Claudia Pimenta disse... - Responder comentário

oi lily! como bailarina, tenho loucura em conhecer a rússia (moscou e são petesburgo)! bjs!!!

Lou disse... - Responder comentário

Oi Lily!!!
No momento Barcelona, acho tudo tão lindo=)
Adorei o post!!!
tenha um ótimo final de semana!!!!
Beijos montes
Lou

Kelly disse... - Responder comentário

Oi Lily !!
Acompanho seu blog há um mes e ainda nao havia comentado, mas hj vendo o post sobre Curitiba, nao tinha como nao postar !! Sou do interior do paraná, morei 3 anos em Ctba Atualmente moro em Fpolis e nesse momento estou em Sao Paulo a passeio... e posso dizer...quanto mais cidades conheço ,mais admiro Curitiba !! É uma mini-SP !! Tem todos os lados bons da capital paulista sem os pontos negativos. Varios restaurantes, baladas para todos os gostos, estabelecimentos abertos 24 hrs, varias faculdades, bibliotecas, etc... Mas deve-se ter paciencia para conviver com os 'curitibocas', que simplismente nao tem vontade de fazer amizade com ninguem, se isolam do mundo!! E rechear o armario com peças de inverno!! Morava num ape de frente para um termometro desses gigantes, de rua.. saia para trabalhar as 7 da manha com o termometro marcando deliciosos 0 graus kkkkkkk
Beijao, Kelly

Lily Zemuner disse... - Responder comentário

Oi, Kelly!
Que delícia de recado.

Você usou uma frase que sempre uso para explicar Curitiba a quem não conhece: uma mini SP, sem os problemas, a violência, o trânsito caótico. E quando eu disse sobre o povo 'metido à besta' me referia ao fato de eles seram bem difíceis em relação à amizade mesmo. Mas eu os amo! Tenho várias primas e primos que moram lá.

Ai, que saudade daquele friozinho...

Obrigada pela visita e espero que comente mais vezes.

Grande b-jo.

expresso moda disse... - Responder comentário

Gostaria muito de conhecer Curitiba.Agora,Nova Iorque é com certeza a cidade que mais sonho em conhecer!Mas também Roma,Paris,Madri...



Bjs
Paulo

expresso moda disse... - Responder comentário

Nova Iorque seria a primeira opção.Roma,Paris...Melhor para por aqui...Curitiba também gostaria de conhecer.Cidade chique,não?


bjs

Helena Castro disse... - Responder comentário

curitiba é mesmo uma graça. tem tempo que fui lá mas fiquei encantada. é o tipo de cidade que funciona. deve mesmo ser um ótimo lugar para se viver.

eu nasci em são paulo e vim morar aqui no rio quando tinha 5 anos. adoro aqui. é engraçado que passei anos dando graças a deus do meu pai ter sido transferido para cá. mas, já mais velha, a trabalho, passei um tempo lá (no caso aí) e achei uma barato. bom, sou super feliz aqui e se tivesse seguido minha vida onde nasci acho que também seria. não tenho vontade de me mudar agora, gosto da rotina daqui, da vista da praia e da lagoa e ect. mas... não sou daquelas que não mudaria por nada.

beijos

Helena Castro disse... - Responder comentário

falei, falei mas não disse o lugar que gostaria de conhecer: é o japão!!!!!

beijos

Daniela disse... - Responder comentário

INSTANBUL - é assim mesmo que se escreve !!! Conheço quase todas as cidades citadas acima e apesar de viver longe, o meu Rio de Janeiro natal habita meus sonhos dividindo o coração com Istanbul, que alias foi eleita a capital cultural da Europa em 2008. Já fui duas vezes à Turquia, e não canso de me deleitar. Procurei uma maneira de te convidar para viajar virtualmente nessa cidade incrível que conjuga de maneira espetacular o passado e o presente vivendo dividida entre o Ocidente e o Oriente pelo Bosphore. Achei esse vídeo que transmite um pouco a cultura turca:
http://www.youtube.com/watch?v=h-Z2bVuEYUY&feature=related - Senão a melhor cidade para se conhecer é sem dúvida a que a gente mora. Procurando bem, sempre tem muito o que descobrir. Beijos alpinos cobertos de neve. Daniela

Lily Zemuner disse... - Responder comentário

Daniela, que lindo vídeo, obrigada meeeeesmo!

Meu chefe viajou para Istanbul há dois meses e me mostrou as fotos. Fiquei encantada e inclui na minha lista de viagens, com certeza!

Adorei o recado, volte sempre, tá?

B-jo grande.

Lauren disse... - Responder comentário

Das que AINDA não fui, Londres, tóquio e Harajuku. A última, não sei pq, acho q vou me encontrar!
Morro de vontade conhecer logo! E mais, ainda moro em NY. De qualquer jeito.
bjokasssssssssss

Paty disse... - Responder comentário

Nem me fala..eu adoro Curitiba!
Tenho paixão por Portugal..espero voltar lá em breve!
Bjaooo!

Eneida disse... - Responder comentário

Muito legal!
Gosto muito de viajar pelo Brasil!
É riquíssimo culturalmente!
De uma diversidade imensa!
Agora, de sonho, quero ir ao Oriente, especialmente China.
Me encanta a cultura oriental.
Certa vez, tive oportunidade e não fui por outros motivos que me prenderam aqui, mas não me arrependo, pois foram motivos nobres.
Mas sonho com a cultura Chinesa.
Beijo.

Lis E.F. disse... - Responder comentário

Oi Lily!
Conheci Curitiba (há mto tempo!)e adorei. Gostaria de conhecer várias cidades do nosso Brasil, nem dá pra enumerar, são muitas:)
Beijos!

Dafni do Nascimento disse... - Responder comentário

Eu moro em curitiba, e tenho a impressão que esse garoto lá da primeira linha com a sacola na mãe, estuda na mesma faculdade que eu, e ele é suuuuper estiloso e faz moda.

Kerou disse... - Responder comentário

Lily, vi atrazadinho seu post mas tenho que comentar!!
sou de Curitiba e não troco essa cidade por nada!! qndo quisr fazer uma vistinha por esseslados será muito bem vinda hem!! =)



beijokas*

Mariana Batistello disse... - Responder comentário

só passei por Curitiba, mas é uma cidade em que eu adoraria morar!

bjos

neninkinha disse... - Responder comentário

e não é q achei Ctba por aki mesmo........hehehhehe
ai ai minha cidade é Linda!
menina q lindo era seu cabelo estilo chanel!

ah qnto a ctba faltou na listinha o natal no palacio Avenida vc ja viu?

bejO

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados