09 dezembro 2008

Moda: Boinas

As boinas nunca saíram de moda. Basta a temperatura baixar para que alguns homens e mulheres comecem a desfilar com o charmoso acessório por aí. Acessório este que faz parte do vestuário desde a Primeira Guerra Mundial.

Um pouco de história?
Boina é um subtipo do boné, geralmente feito de lã e sem aba, e que surgiu em razão de os combatentes de blindados não se sentirem bem com uso de gorros ao efetuarem a manutenção das máquinas. Além do uso militar, a boina, está também associada aos pintores e é um complemento do traje típico dos escoceses. No Rio Grande do Sul, a boina muitas vezes substitui o chapéu do gaúcho. É também um acessório de moda largamente utilizado pelas mulheres. [Wikipedia]

Coincidentemente hoje a Helena fala em seu post a respeito da moda inverno. É verão por aqui, mas é bom sabermos o que vai ser hit quando o inverno chegar. Nesta temporada, a boina resgata a popularidade dos anos 60 e 70 e volta com força total. Estarão em alta, tanto o modelo basca, que traz aba, quanto o modelaine, sem borda aparente.

A grande preocupação é o visual, independentemente da temperatura. Para o clima brasileiro, as mais indicadas são as boinas de feltro. Nos países mais frios, o material usado é a .

Querem ver como a boina está em alta no inverno pela Europa e EUA?







Minha musa Anne Hathaway, em O Diabo veste Prada, arrasou em diversos looks usando boinas:



E, por fim, as minhas:





Deu para perceber que eu adoro, né? rs...

E aí? Vocês gostam desse acessório? Usam?

Fotos: Reprodução.
Fontes: Wikipedia, Finíssimo e Isto é Gente.

12 comentários:

Lou disse... - Responder comentário

Oi Lily,
Primeiramente, esse post está ótimo:história, fotos do mundo e as suas claro.
Segundo: Acho bonito, mas, não combina comigo, porém, como tudo muda o tempo todo. já dizia Lulu Santos, não posso dizer nunca, não é mesmo?
Terceiro: T. adoro!
Beijos
Lou

Natalia Oliveira disse... - Responder comentário

Oi Lily, acho bem legal boinas, mas nunca comprei uma pra mi, sei lá o motivo, mas posso tentar algum dia. Talvez dê certo! rs

Bjs

Chris disse... - Responder comentário

Que bom ver voce de pertinho! vc e linda!

Olha aqui usa muita boina mesmo, mas eu nao uso pq ainda nao achei que fica bom em mim, mas eu sempre mudo de opiniao, e to pensando em comprar uma para mim, de la. Mas AMEI a sua azul escuro, a primeira! Lindissima! Fiquei xonada!

E realmente um acessorio charmoso!

Sempre lembro de um menino de Brasilia, muito alternativo, nem tao bonito, mas muito estiloso!

bju bju

Cilene disse... - Responder comentário

Adorei as suas...todas muito lindas...nunca usei pq aqui não combina...tbm acho que fica melhor em gente jovem...ou estou enganada???

Thais Martinez disse... - Responder comentário

Qué fuefaa

amei... achei linda e vc, mas aidna tenho certos receios. Recentemente, cortei meu cabelo e fiz franjinha, acho q não combina... sei lá, pode ser coisa da minha cabeça, tb, rs

amei a azul de laçinho =)

beijokas

Thais Martinez

Helena Castro disse... - Responder comentário

lily, o bom de saber o que vai usar no inverno é fazer compras super acertadas nas liquidações de verão em janeiro!!!!!

sobre boina, acho um charme!

beijos

Paradis disse... - Responder comentário

Eu nem curto mto! =x
Prefiro chapéus.
Mas nunca uso nenhum dos 2, aoiahihiahia!!

=*

Claudia Pimenta disse... - Responder comentário

oi lily! eu amo boinas, mas só uso nas viagens p/locais frios. aqui no rio, é quase impossível usá-las... o que é uma pena! eu prefiro as originais francesas (beret), mas trouxe uma em estilo boné aqora de londres... já está guardada, pois aqui no rio, o sol está escaldante! bjs, querida!

Eneida disse... - Responder comentário

Lily, acho lindas, mas não uso.
Na verdade, não sei colocar. Uso gorro, mas não uso boina!
Não sei pra que lado tombar as danadas! hahaha
Combinam super com você! Acho um charme!
Gostaria de aprender a colocá-las!
Beijo.

ana - hoje vou assim off disse... - Responder comentário

Acho boinas uma graça, concordo q a Anne Hathaway arrasou no Diabo veste Prada com elas. Aquela xadrez com o colar da Chanel..uh lá lá!

E vc tá linda com as boinas!! Eu fico meio grilada por causa do meu cabelo curto, se fica bom realmente. Acho q pode ser fantasia minha...ou nao?

E fazendo coro com a Claudia, aqui no Rio mal dá pra usar esse tipo de acessório. Impossível! Ai acho verão aqui uma breguice...rs!

Beijocas, flor!

Lis E. disse... - Responder comentário

Oi Lily!
Gostei da história das boinas (adoro história!) e gostei também das suas, mas não uso. Não gosto de boinas, chapéus, etc:)

Beijos!

Lis E.

Silvinha disse... - Responder comentário

Meninas... é porque vcs não viram ainda as coisinhas lindas que eu faço em crochet são boinas francesas ou com abas, toucas chapéus... viche tem pra escolher de uma olhadinha na minha lojinha virtual... vcs vão amar!!! http://www.elo7.com.br/mimosdesilvinha ou ainda

http://www.airu.com.br/loja/mimosdesilvinha

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados