05 janeiro 2009

Burberry

Se tem uma marca que é meu sonho de consumo, ela com certeza se chama Burberry. Adoro tudo, especialmente - e por motivos óbvios - as estampas. Símbolo de elegância, com aquela ar londrino, a Burberry se firmou como uma das marcas mais desejadas no mundo fashion.

Tudo começou em 1856, quando Thomas Burberry, um aprendiz de vendedor de tecidos de 21 anos abriu uma pequena loja de roupas em Basingstoke, Hampshire, Inglaterra. Em 1870, essa loja havia se tornado um "empório". Onze anos depois, com o nome de Thomas Burberry & Sons eles abrem uma loja na West End de Londres. Em 1880, Burberry, desenvolveu um tecido que respirava, era à prova d'água e não rasgava que foi chamado de gabardine. Devido à praticidade do tecido, em 1895 ele foi chamado pelo exército britânico para desenvolver o casaco que seria o antecessor do trench coat ("casaco de trincheira") para os oficiais. E, nos anos 20, o tecido xadrez, que é marca registrada da empresa, foi criado e usado no forro dos trenchs. O cavaleiro que é símbolo da marca apareceu pela primeira vez acompanhado da palavra em latim "prorsum" que significa "Adiante", "para frente". Em razão da importância da marca no mercado britânico (e mundial), em 1955, a Burberry foi condecorada com uma Royal Warrant (uma menção honrosa dada a comerciantes e marcas), pela majestade Rainha Elisabeth II. Também em 55, a marca foi comprada pelo grupo Great Universal Stores (GUS). Em 1989, foi novamente condecorada com a mesma menção pelo Príncipe de Gales. Em 1997, o GUS (que detém a maior parte das ações da Burberry) convidou a americana Rose Marie Bravo, presidente da loja de departamentos Saks Fifth Avenue, para ser executiva-chefe da marca. A partir dali, se iniciou o processo de criação de uma nova imagem: uma Burberry fashion. Mas a coisa começou a esquentar mesmo quando Bravo recrutou Roberto Menichetti, ex estilista de Jil Sander. Em 1998, Menichetti desenvolveu uma linha de vestuário chamada Prorsum (mesmo nome que aparece na bandeira do símbolo da marca), uma linha de valor um pouco maior. A primeira providência de Bravo foi contratar o fotógrafo Mario Testino para cuidar das campanhas publicitárias e recrutar Kate Moss, a modelo que tem a imagem mais valiosa do mundo da moda, para ser a garota-propaganda. Resultado: sem perder os tradicionais compradores, a faixa etária do público mudou de 50 para a média de 30 anos. Ou melhor, se expandiu: agrada dos avós aos netos e também à quarta geração da família, já que a marca começou a desenvolver sua linha infantil e baby. Mas o time só ficou completo em 2000, com a chegada do estilista ultra britânico de 34 anos, Christopher Bailey.

A Burberry faz tanto sucesso por ser uma marca famosa com uma gama de valores e de produtos bastante ampla. O xadrez aparece em sapatos, roupas (femininas, masculinas e infantil), acessórios, bolsas, eyewear, biquínis, sungas, perfumes, bonés, cintos, gravatas, jeans, botões estampados, etc.

Exemplos clássicos em sapatos, bolsas, casacos, vestidos:


A linha infantil (fooooofa!):


E a linha de perfumes (que é um luxo!):


Vejam essas fotos MARAVILHOSAS da campanha 2009:




As estrelas da campanha são Lily Donaldson, Eden Clarke, Alexina Graham e Richard Wyndham, Alex Pettyfer, George Craig, Sam Beeton e Emily Hope, fotografados por Mario Testino, claro. Achei tudo incrível!

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As últimas notícias dão conta que a grife vai encerrar suas atividades no Brasil, segundo informações da coluna Mônica Bergamo, publicada na Folha de S.Paulo. O motivo alegado pelos executivos da franquia brasileira foi a crise financeira mundial. A Burberry é um dos ícones de luxo do mundo. Suas lojas no país estão no shopping Iguatemi e na Daslu, ambas em São Paulo.

Adaptado de: Penso Moda - por Bianca Markus. E de: UOL Estilo.

Fotos: Reprodução.

13 comentários:

Verson Souto. disse... - Responder comentário

Lily querida, eu adoro a Burberry.
Tem muita coisa bacana por lá.Agora esse lance de que a burberry Brasil vai fechar...putz que pena, foi surpresa pra mim.


Grande beijo e ótimo começo de 2009.

Até.

expresso moda disse... - Responder comentário

OI,Lily!Tudo bem?Adorei o post,muita informação sobre uma marca que gosto muito.Realmente a Burberry é sua cara!Discreta,elegante.Eu acho,né!



Beijos
Um 2009 bem 10!!!!!
PAULO

Kerou disse... - Responder comentário

Menina, as rouçinhas infantis da Burberry sao muito fofas!! e eu amei a coleção 2009


beijokass

Helena Castro disse... - Responder comentário

adorei saber a história da Burberry e adoraria ter um trench coat dessa marca!

beijos

Marcela de Vasconcellos disse... - Responder comentário

Se for comprar alguma coisa me dá o terninho branco de presente???
Eu aceito!!


bju

Chris disse... - Responder comentário

Adorei as roupinhas de bebe...owww
E a publicidade tbm, adoro esse jeito de se vestir.

Ahh e qto sua perguntinha... hihih
Vim morar com meu namorado, que e Holandes, mas ele trabalha aqui Belgica, por isso estamos aqui. Muitos falaram da minha coragem e loucura. Mas realmente foi uma das melhores escolhas que fiz na vida. E o melhor e que meus pais me apoiaram e com certeza isso ajudou bastante! E veja, antes de vir eu soube que tinha passado no concurso da minha cidade natal... mas mesmo assim isso nao mudou minha decisao. =]

bju bju

Paty disse... - Responder comentário

adorei! adoro a marca e essa coleção 2009 arrasou!
Beijao ,linda!

Eneida disse... - Responder comentário

Amo a Burberry!
Adoro xadrez, e os desenhos das peças são incríveis!
A crise está afetando muita gente grande! Infelizmente!
Beijo!

Lu disse... - Responder comentário

A Burberry é demais mesmo! Começando pelas progandas que são sempre muito fofas, adoro aquela com várias fotos e a roda-gigante...meu sonho de consumo é um trench coat, rs, novidade né? Aposto como não sou a única, Beijinhos.

Luciana disse... - Responder comentário

Oi Lily!
Adorei o seu blog! Adicionei no meu também.
Um xêro da Lual
http://lualhoje.blogspot.com/

Paradis disse... - Responder comentário

Adorei o seu post! Gosto muito de juntar moda e história ou outras artes. Informação nunca é demais! Gosto da Burberry, gostei ainda mais depois de saber da sua história!

Cilene disse... - Responder comentário

amei os vestidos, a bolsa e o peep toe...da primeira foto...aliás tudo de muito bom gosto...inclusive a linha infantil...

Lou disse... - Responder comentário

Adorei conhecer a história dessa marca, é muito legal saber a origem das coisas, eu adoro!
As roupas são lindas e passam a impressão de acolhimento, não é mesmo?
Da marca só tive um perfume o O Brit, que é maravilhoso...super recomendo=)
Beijos montes
Lou

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Meu jardim está florido.
E o seu?

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