16 janeiro 2009

Um pouco de arquitetura

Acho que muitos de vocês sabem que eu sou arquiteta. Amo moda, o que não é necessário nem dizer, mas também sou apaixonada pela minha profissão. Arquitetura, decoração e vitrismo (óbvio!). Então hoje resolvi compartilhar com vocês uma paixão arquitetônica: casas e apartamentos pequenos, de área reduzida. Acho incrível o que se consegue fazer em ambientes pequenos. Como ficam aconchegantes, gostosos e com a cara de quem vive lá. A maioria de meus projetos até hoje foi assim (exceto os que executo aqui no escritório, claro). Então quero que conheçam dois projetos que foram publicados na revista Casa.

Primeiro, uma casa de 91 m²:

"A baiana Ludmila Leal e o inglês Robert Lancaster se conheceram em Londres. Viajantes por profissão – são donos de uma loja de móveis e objetos trazidos da Índia –, há quatro anos resolveram escolher um lugar do mundo para morar e optaram pela Zona Sul carioca. Mais precisamente uma vila operária da década de 1920, próxima ao Jardim Botânico. No local, as casas, apesar de compactas, têm jardim, pré-requisito essencial para um inglês que se preze. Logo que iniciaram a reforma, projetada pelo arquiteto Maurício Nóbrega, Ludmila e Robert descobriram que pouco da estrutura poderia ser aproveitado. Só restaram duas paredes, mas houve a preocupação em recuperar o visual original da casa. A decoração, feita de peças da história do casal, deu origem a ambientes gostosos, que levaram os dois viajantes a passar mais tempo em seu refúgio".






E essa casinha fofa de 100 m²:

"A casinha, em uma rua estreita e florida, tem sabor de conquista para a gerente de compras internacionais Fabiana Maldi. Ela saiu da casa da mãe, em 2003, para morar no Rio de Janeiro – em um flat apertado e impessoal –levado por uma proposta de emprego. "Quando decidi voltar para São Paulo, visitei inúmeros sobrados de vila até me apaixonar por este, que estava vazio e em obras. Mas a proprietária fazia mistério. Só no fim da reforma, disse que alugaria para mim." Embora a casa estivesse recém-reformada, Fabiana fez alterações: mandou pintá-la de branco (era creme) e redimensionou as instalações elétricas. Para poder se mudar, encomendou os armários da cozinha e do closet e comprou fogão e geladeira. A decoração começou do zero. "Deixar os ambientes como estão demorou dois anos, pois só tenho os sábados para pesquisar", conta".






Meu sonho sempre foi - e ainda é - morar em uma casinha de vila assim, cheia de charme, pequenina! Na Vila Madalena, na Vila Mariana... não tenho sonhos muito extravagantes, me contento (e muito) com as coisas mais simples da vida.

Fotos e textos: Casa 1 e Casa 2 (casa.abril.com.br)

17 comentários:

Marcela de Vasconcellos disse... - Responder comentário

Ai que fofo!

Amei as casas, tb tenho sonho de morar numa casa assim, mesmo sendo pequenas dão a sensação de maior espaço do que os apartamentos.

Quando eu conseguir a minha te chamo pra dar um jeitinho nela.


bju

Paty disse... - Responder comentário

Mt fofas ne, Lily?
Fica com ar de casinha aconchegante menorzinha...casa de boneca mesmo!
Lindo, amei!
Beijao!

Claudia Pimenta disse... - Responder comentário

oi lily! estas casas mostram que tamanho não é documento... são lindas! bjs, querida!

Regina disse... - Responder comentário

nossa que lindo isso!
inspirador!

a gente olha, suspira, e sonha com um cantinho gostoso desses!

Aninha disse... - Responder comentário

Oi Lily..sou engenheira, e amo ficar olhando revistas de decoração, apesar da engenharia, meu lado feminino não deixa passar em branco essas coisas fofas de decoração.
Em que lugar vc trabalha, é em São Paulo? não sei mas parece que já ouvi seu sobrenome..rsrs

bjs

Cris Madame disse... - Responder comentário

Lily!! As casas são cheias de charme messsmo !! As duas são lindas, de bonecas, arrumadinhas, fofas... Todas as casas merecem uma reforma desse tipo... o mundo ia ficar tão lindinho !!!

Lily Zemuner disse... - Responder comentário

Oi, Aninha!

Eu trabalho em uma empresa de engenharia, na verdade. Fica em Alphaville e só fazemos projetos de empreendimentos esportivos, tipo, quadras, clubes, estádios de futebol, academias, etc. Será que você já ouviu falar de mim por aí? rs...

B-jinho e obrigada pelo recado.

Kira Fashion disse... - Responder comentário

Nossa, que delícia!
Amo arquitetura! e adoro pensar em idéias para melhorar o meu apartamento ;)

Mil beijos!!!

Kerou disse... - Responder comentário

Lily que coisa mais fofa!! essas casinhas mostram que realmente é possivel ter uma casafofa e que nao precisa ser enorme. Eu fiquei apaixonada pela segunda casa a de 100 m quadrados. Perfeita pra mim fiquei apaixonada!


beijokas8

Good girls dont! disse... - Responder comentário

Lily, amei tema! Eu tb sempre quis morar numa casinha de vila, um sobradinho com jardim na frente... Aliás, ultimamente venho dando uma pesquisada nisso, pois queria alugar algo para mim até o meio do ano. Mas, infelizmente, acho que em SP é mais seguro morar em apto, a não ser que seja uma vila dessas fechadas, daí sim seria meu sonho de consumo, embora um pco distante do meu orçamento atualmente hehe
Adoro seus posts sobre arquitetura/decoração
bjs

Renata disse... - Responder comentário

Agora entendo seu olhar apurado: arquiteta!!
Sou apaixonada por arquitetura e decoração! Adoro dar uns pitecos por aí!
Essas idéias que você seleciou são inspiradoras!
Estou reformulando meu pequeno apê de 55m2. Como a $$ tá curta, investi em tintas para as paredes e estou tricotando almofadas coloridas. Também vou colocar uns quadros nas paredes e lustres diferentes.
Depois que terminar minha micro-reforma, coloco umas fotos no blog e quero sua opinião! :)
Beijinhos!

Lou disse... - Responder comentário

Oi Lily,
Adoro quando compartilha esse lado com a gente, é muito legal!]
Gostei muito dos dois projetos, principalmente o primeiro, ficou lindo!!!
Beijos montes linda!
Lou

Cy disse... - Responder comentário

oi lily!
saudades..
aos pouquinhos vou voltando...

adoro essas revistas de decoração, ainda mais qdo o assunto é sobre aptos pequenos...

bjssss
cy

Ana Carolina disse... - Responder comentário

Ahhh eu nao sabia q vc era arquiteta não! Ou não lembrava...rs! Gosto de casas pequenas, aconchegantes. Acho q morei muitos anos em casa, com muito espaço e não tinhamos faxineira, então minha mãe botava todo mundo pra faxinar!! Um horror, rs!! Por isso q tomei gosto por espaços menores, são mais fáceis de limpar e mais baratos de decorar! hahaha!

Beijoca!

Mariane disse... - Responder comentário

Sempre visitei este blog em silêncio, mas agora essa seção de casinhas e decoração me conquistou de vez e fez eu me declarar, hahaha!
ADOREI! Posta mais?! :)

Abraços de Brasília,

Mariane

Mônica disse... - Responder comentário

Oi Lily ,vc tem muma profissão muuuito linda! Adoraria ter essa criatividade/ bom gosto! Beijoos

Lily Zemuner disse... - Responder comentário

Mariane, obrigada pelo recado, comente mais vezes!

E pode deixar que vou fazer mais posts relacionados à arquitetura e decoração.

Fiquem de olho!

B-jo.

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados