10 fevereiro 2009

Como usar estampas florais?



Eu confesso que tenho sérios problemas com estampas, mais ainda com as florais. Mistura de estampas então é algo que foge ao meu alcance. Esse tipo de estampa, se não for muito bem utilizado, pode nos deixar parecendo sofás ou cortinas! rs... Tentando solucionar esse pequeno problema, encontrei um guia bastante prático. Querem ver algumas dicas úteis para que possamos arrasar em nossos vestidos florais ou adquirir alguns e usá-los sem medo?

1. Ignorar a sirene "convite do tecido". Às vezes vemos um tecido cujo padrão e cores são extremamente chamativos e é quase que impossível resistir. "Mas... mas, o tecido, a cor, as flores são tão bonitas!" Não, não e não. Nunca ignore estilo e alfaiataria. Se é deselegante, antiquado, não possui bom corte, não o compre apenas pelo encantamento causado pela estampa.

2. Se você usar um vestido floral, mostre seus joelhos. Mesmo que seja apenas uma pequena parte. Não me diga que você não pode ou que seus joelhos são feios. A maioria das mulheres fica muito bem com vestidos logo acima dos joelhos. Esse comprimento torna qualquer modelo mais elegante e menos "senhora".

Vejam na prática:




3. Menos é mais. Prefira estampas menores e mais discretas, com fundos neutros e que possam ser facilmente combinados com outros padrões e peças lisas. Estampas muito grandes devem ser utilizadas em sofás. E só. Coordene suas peças de estampas maiores com outras, básicas e neutras.

Mais uma vez, na prática:





4. Procure manter distância do muito tradicional, das estampas florais mais antiquadas. Se você tem a impressão de que determinada estampa lembra a tia Daisy, ou cortinas, ou papel de parede, ou o século 19, não use. Existem atualmente várias opções modernas em tecidos e cores que lhe permitem utilizar florais e estar chique ao mesmo tempo.

Aqui estão alguns bons exemplos que estão à venda atualmente nas lojas e que eu com certeza usaria:


E esses que, na minha humilde opinião, ficariam bem melhores em sofás e cortinas:



5 - Sobre misturas de estampas, acredito que seja necessário ter um senso estético mais apurado, o olhar criterioso faz toda a diferença. A dica é combinar cores de uma mesma paleta, mantendo os mesmos tons e variando apenas a padronagem.

Esses exemplos mostram-se bastante harmoniosos:



Querem ver como essas dicas simples funcionam bem na vida real?


Nossa querida Lou, combinando uma peça com estampas florais discretas e de fundo claro, com jeans básico e sandália.


E a bem sucedida mistura de estampas, elaborada por nossa querida 'estilista' Renata. Blusa floral coordenada com saia em xadrez bem pequenininho. Não ficou o máximo?

.

E vocês, têm alguma dica infalível?

Adaptado de: The Glam Guide.
Fotos: Polyvore.

16 comentários:

Cilene disse... - Responder comentário

Vestidos lindos..amei todos..principalmente o primeiro verde e o segundo vermelho (e prefiro esse modelo no joelho do que longuete como o da esquerda)...do jeitinho que uso e gosto...gostei tbm da blusa de listras com a saia de poá...ótima combinação pra falar a verdade só não gostei dos tomara-que caisa...pq não uso, de resto todos maravilhosos...

A Lou ficou ótima com a saia xadrez e a blusa floral...

Chris disse... - Responder comentário

Estampa so acho legal para blusa e dependendo do modelo e bolsa! Gosto daquelas bolsas de tecido com estampa, mas depende da estampa tbm ne?!

bjkss

aline disse... - Responder comentário

Adorei o segundo look da Lou, com estampas misturadas, ficou fino!
Gostei muito das dicas, e concordo, acredito que peças estampas ficam melhores acima do joelho, se não ficam com cara de tia Dayse, realmente!
beijo

Ana disse... - Responder comentário

Nos 2 primeiros vestidos ( nas modelos), concordo que ficaram melhor na versão curta.Mas as modelos são longilíneas de pernas finas, não sei se seria o mesmo efeito em pernas grossas...

Pessoalmente acho que em mulheres altas de pernas finas,até mesmo minis ficam elegantes.Qdo as pernas são grossas, mesmo que sejam bonitas,a mini fica muito gritante.

Gostei dos vestidinhos que vc mesma usaria, Lily, e concordo com os vestidos-cortina.

Na mistura de estampas, achei bem combinado.Além disso, as que vc escolheu ter ar bem moderno ao invés de ultrapassado.

Acho que as não-magrinhas tem que ter muito cuidado com a mistura.Além disso, é uma proposta mais ousada e acho que a mulher, nesse caso, tem que ter estilo pra "segurar" bem a roupa.Os complementos tb tem que ser bem escolhidos cuidadosamente pra dar um ar descolado ao invés de equivocado.Mistura de estampas, que andam falando por aí que é super tendência do inverno, é um terreno delicado.A maioria das pessoas, eu incluída, tenho receio dela! ( mas acho que, qdo bem sucedida, fica super legal!Mas saber escolher, como saber usar tb, não é pra maioria!

Qto aos looks da Lou, pra mim não encaixaram bem.No look 1, a blusa é mega comportada ( modelo, estampa, tipo de tecido) e a calça destroyed com barra dobrada e parecendo maior tipo jeans do namorado (que é super tendência, mas acho que não combina em nada com a blusa)definitivamente não se encaixam bem.Aliás, acho a blusa péssima, difícil encaixá-la bem em algum look.O look 1, pra mim, está completamente desconectado.

O look 2 tb, na minha opinião, não favorece, embora esteja bem coerente. O problema é que a moça é jovem e tem um corpo bom, e essa roupa a desvaloriza, assim fica parecendo, vcs me desculpem, mas não há uma forma politicamente correta de dizer isso: fica parecendo pertencente a alguma denominação Evangélica das mais conservadoras ou professora de catecismo.

Nos anos 80 eu tinha uma professora de matemática que usava uns looks assim ( o colégio era de freiras ultra-católicas!).Embora eu tenha gostado dos detalhes da saia e até do modelo, eu não colocaria com essas sandálias e sobretudo essa blusa.Se fosse pra aproveitar a saia desse comprimento, colocaria uns saltos altos na Lou, pensaria em algo pra parte de cima e faria um look mais executiva businesslike.

Num look casual, como a saia já é comportadíssima, acho que se teria que ousar mais na parte de cima.Além dos modelos em si, além dos modelos, as cores tb são comportadérrimas.Sinto muito, sei é preciso coragem pra aparecer num blog se exponda às críticas, mas realmente não gostei e procurei basear minha opinião de forma lógica.


Abraços,

Analu

Lily Zemuner disse... - Responder comentário

Ana, muito obrigada por sua opinião, achei bastante coerente, apesar de não concordar com tudo.

Sobre os looks da Lou, foram montados com peças existentes em um brechó que visitamos semana passada. Tbém não gosto muito da blusa, mas a idéia era apenas mostrar como uma peça estampada pode ser combinada com um jeans básico. Talvez a blusa devesse ser mais ajustada, mas a padronagem, em si, me agrada muito. Sobre o segundo look, concordo apenas que ela deveria estar usando salto, de resto, acho que as cores não são tão sérias e o look ficou mais para moderno que "certinha". Misturar estampas é adentrar um mundo perigoso, eu diria, mas nesse caso, foi uma experiência bem sucedida.

Mas é tudo questão de opinião e o blog está aqui para isso mesmo, discordarmos e trocarmos experiências. Eu aprendo com vocês todos os dias!

B-jo grande.

Karen disse... - Responder comentário

então no segundo vestido da primeira foto eu nao achei ele commplicado, alias amei, mas eu tenho um vestidoo lindo floral e verde, que é muito complicado, vou tentar as dicas

Renata disse... - Responder comentário

Lily, querida!
Que post completíssimo! Adorei!
Eu tenho que tomar muito cuidado pois adoro estampas e usaria mesmoa as de sofá! ehehe Como o vestido do meio, que a Blair do Gossip Girls já usou e eu achei lindo!
Quanto à mistura que a Lou vestiu, eu adorei! Realmente, um salto mudaria toda a cara da roupa e, claro, se a saia fosse um pouco mais curta acho que ia ficar mais moderno.
Mas eram peças de brechó e muitas vezes precisamos comprar e adaptar um pouquinho aqui e ali, né?
Mas as duas peças ficaram bem legais juntas!
Olha, o post do brehó já tá no ar!!
Beijinhos, linda!

::celegato:: disse... - Responder comentário

Espalhar girassóis, vale também? E samambaias?


Não?!

expresso moda disse... - Responder comentário

Estampas são perigosas!São,mesmo!Mas os looks escolhidos estão bem bonitos!




Beijos,Lily!!!!

Lauren disse... - Responder comentário

OLha, quem sabe um dia eu consigo espantar meu pretinho e usar uma vestido com estampa floral?????
Sei que vou deixar mat gente de boca aberta se aparecer assim! hahahaha aposto q irá chover horrores!
Aliás, pergunte para a Lou onde é q foi q ela tirou estas fotos??? Estou curiosa, foi um brechó????
bjokasssssssssss

Aninha disse... - Responder comentário

Tbém concordo com a idéia do salto..e tbém não achei legal a blusinha não..mas adoro o modelo da saia, desde que seja com salto e um outro estilinho de blusinha.

bjs

Daniela disse... - Responder comentário

Bonjour, little Lily. Hoje foi dia de provas. Recebi seu e-mail, Txs. Eu ADORO estampas e uso MUITO. Flores, listras, tartan, abstratas ... TUDO, TUDO, e misturado. Não dispenso no verão, muita seda ultra colorida, e mesmo longos de seda com havaianas, na Côte d'Azur. O segundo vestido cortina, eu quero, mas te deixo o cinto fucsia. É cópia fiel do espírito de marcas que transbordam de criatividade como as espanholas "Custo Barcelona" - http://www.custo-barcelona-shop.com/ - e a "Desigual" - http://www.desigual.com/ . Mas tem também as eternas estampas florais gigantescas e aciduladas criadas nos anos sessenta e reproduzidas com enorme sucesso ainda hoje, pela finlandesa Marimekko - http://www.marimekko.fi/eng - que ano passado foi homenageada pela popular cadeia sueca de roupas, H&M, que consacrou toda uma coleção, vendida em pouco dias. Meu vestido ultra longo Marimekko original, eu não dispenso nunca na hora de fazer as malas rumo ao sol :o) E o luxo do luxo é sentir na pele a leveza de uma seda florentina agrementada de estampas psicodélicamente luxuosas, pelo mestre dos mestres Emilio Pucci - http://home.emiliopucci.com/main.php - ESTAMPAS não são para quem quer, mas para quem pode. E poder é saber se assumir. Se o mundo fosse mais estampado, ele seria mais colorido e mais feliz, sem complexos. Nada pior que passar desapercebido no meio da mesmice. Caramba, Lily, o que eu conheço de gordas estampadas e felizes. Até a felicidade de se assumir se vê estampada na cara. Corpulência combina com generosidade e barroco. Estampas para todos ... magros, gordos, negros, brancos ... Imagine-se no meio de uma festinha, onde todas decidiram usar o pretinho básico e elegante "passe-partout"? Fica meio uniforme escolar, uniforme de usina, uniforme de Mao Tsé-Tung. Ou não fica? Estampas para todos. Diferentes, coloridas, histéricas. Volta novamente com a Renata e com a Lou nesse brechó e OUSEM mais. Mais contrastes, nas cores, nas proporções, nos volumes, e mais descontração no próximo photo shoot. ADOREI, estou roxa, verde, azul ... de inveja ( colorida e das boas ). Queria ter ido também :o) Vai comprar correndo, teu sapato ultra azul fundo do mar. DEMAIS !!! E arruma uma carteira roxa para acompanhar. E não esquece o melhor dos acessórios: bom humor. Esse a gente transpira e deixa estampado na cara. Além de ser ultra elegante quando usado na hora certa. Vou correndo no blog da Renata, que pelo visto já postou as fotos do trip vestimentário de sábado. E vou começar a rezar todas as noites, para que o frio de a neve batam as asas e que possamos todos por aqui, nos recolorir com novos ares primaveris. Bisous, Daniela P.S.: como sempre ... Domingo, dei uma arrumada leve no meu quarto, e achei coisas que nem lembrava que tinha. Estou toda contente. Tinha um escarpin roxo do YSL sufocando atrás de tantas botas. Hahaha ;oD

Helena Castro disse... - Responder comentário

lily, não estou acreditando nesse post!!!!!!!! olha que coincidência: estava vendo os últimos desfiles internacionais e reparei que muitos estilistas apostaram nas estampas de flores grandes. fiz a seleção de fotos e no final escrevi que lembrei de vc por causa do nome do seu blog. aí, não é que venho aqui e vc tinha esse SUPER post justamente dando dicas de usar estampas florais? AMEI e imediatamente sugeri que o pessoal viesse aqui ler também.

beijos

Du Balaio disse... - Responder comentário

Ah flores...sempre tão românticas, né! Adorei o post.

Lou disse... - Responder comentário

Eu amei o post, ainda mais porque eu sou a modela...hahaha
Nunca pensei que misturar estampas fosse tão legal. A Rê nos ajudou a quebrar esse preconceito né Lily?
Muito obrigado pelo carinho sempre=)
Beijos montes,
LOU

Fräulein Maria disse... - Responder comentário

Eu gostei muito mais com a saia!!!
Realmente, ascendeu a pessoa que veste a roupa!!

:)

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados