20 fevereiro 2009

Organize-se



Recebi essa semana um e-mail muito interessante vindo da Carla:

"Posso dar te dar uma sugestão de post? É pq eu tenho um drama... sou assim super, hiper, louca por roupas e sapatos, e bolsas... tipo, só eu né?! rsrs... moro com meus pais e me falta espaço pra organizar tudo, pq não tenho um closet, bem que eu queria! A minha sugestão é se vc e suas leitoras têm ideias bacanas de organização de acessórios, de sapatos, de produtinhos de beauty, etc para compartilhar. As minhas roupas vão passadinhas pra dentro do armário e saem amassadinhas... odeio!"

Então vamos lá... [preparem-se que o post é longo!]

Como organizar roupas íntimas?


Um dos principais vilões da bagunça de gavetas em armários e closets é a roupa íntima. Calcinhas, soutiens e cuecas costumam se embaraçar no fundo de gavetas mal distribuídas, roubando espaço e principalmente o tempo de quem está com pressa e precisa achar o conjunto desejado. Quando bem organizado, uma gaveta permite que você visualize rapidamente todas as peças e possíveis combinações entre elas. No caso de gavetas muito profundas, procure evitar pilhas de peças dobradas umas sobre as outras. Isso só aumenta a bagunça do dia a dia.

Dicas simples para quem não pode mandar fazer um armário novo:

1) Dobra de calcinhas: A melhor forma de ganhar espaço na hora de guardar calcinhas e cuecas é envelopando e arquivando em pé na gaveta, em fileiras organizadas por ordem de cor. Você economiza até o triplo do espaço, além de não bagunçar a gaveta na hora de escolher qual peça vestir.


1- Abra a calcinha
2- Vire a calcinha para trás
3- Dobre a ponta esquerda para dentro até fazer uma linha reta
4- Faça o mesmo com a ponta direita
5- Certifique-se que a peça esteja o mais parecido possível com um retângulo
6- Pegue a ponta inferior (2/3 do comprimento) e dobre por trás.
7- Envolva a ponta que sobrou por dentro do elástico da calcinha.
8- Guarde a calcinha em pé na gaveta, virada para frente

2) A opção de utilizar colméias organizadoras, otimiza ainda mais o espaço das gavetas e facilita a vida de quem não tem muita paciência para organizar as pilhas de peças.


Como conservar e organizar sapatos?



Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam sós. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma coleção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação. Avalie o estado e uso de cada par de sapatos, comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola.

Como guardar os sapatos?

Existem várias formas de guardar os sapatos de forma organizada. A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor.

Dicas simples:


1) Sacos: Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados. Além disso, os sacos (tecido ou tnt) podem ser transportados em viagens e idas à academia, por exemplo, sem ocupar espaço.


2) Caixas: As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituidas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa. Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos.


3) Caixas transparentes: A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação. Podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambos os modelos possuem orifícios que servam tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.

Como conservar e organizar bolsas?


Bolsas são uma paixão de todas as mulheres. Elas são objetos de desejo e indispensáveis para o dia a dia. A cada estação as bolsas apresentam novidades de modelos e cores e fica irresistível adquirir mais uma peça. O ideal é mantê-las sempre limpas, ter um espaço para guardá-las e o principal: elas estarem organizadas, para que você encontre facilmente toda vez que quiser usar.

Mantenha o enchimento que acompanha a bolsa quando você a compra. Elas irão permanecer mais bonitas por um tempo maior, e não irão deformar com facilidade. Bolsas de couro não devem ser guardadas dentro de sacos plásticos, porque podem mofar. Opte por sacos de TNT, feltro ou algodão, pois esses sacos as deixam respirar. Para limpeza, utiliza-se um pano, levemente umedecido em água e sabão neutro.

Dicas simples:


1) Prateleiras: É o melhor local para guardar sua bolsa. Arrume todas uma ao lado da outra, seguindo um padrão de tamanho e cor. Dessa forma fica muito mais fácil de encontrar uma bolsa específica na hora da pressa.


2) Cabideiro ou Mancebo: Caso você não tenha mais espaço em seu armários pode usar um cabideiro/mancebo no quarto para pendurar as bolsas que usa com mais freqüência, porém não é indicado para guardar bolsas por muito tempo, pois pode deformar as alças.


3) Gavetões: Os gavetões embaixo da cama também facilitam a visualização e utilização. Se você tiver gavetões aproveite esse espaço, verá como é útil.


4) Cestos: Se você estiver sofrendo com o problema de falta de espaço guarde suas bolsas numa cesta no chão do seu quarto perto do local onde você se veste. Não fica esteticamente bonito, mas é uma solução para quem não tem mais onde colocá-las.

Como organizar maquiagem?



A adoração por maquiagem tem se tornado muito comum entre as mulheres. E cada dia que passa, mais produtos são lançados no mercado. Há 2 tipos de mulheres que adoram maquiagem: aquela que se transforma e ainda aquela que gosta de destacar sua beleza natural. Não importa em qual grupo você está, deve ter muitos produtos espalhados pela sua casa, nécessaire e bolsa.

Dicas simples:


1) Nunca deixe sua maquiagem no banheiro. A mudança de temperatura e umidade constante pode fazer com que sua maquiagem dure menos.

2) Fique sempre atenda ao prazo de validade da sua maquiagem. Caso o prazo venha descrito apenas na embalagem e não diretamente no produto, lembre-se de escrevê-la em algum local para não correr o risco de aplicar na pele produtos vencidos que poderão ocasionar alergias, manchas e outros problemas de pele

3) Os pincéis de maquiagem devem ser lavados pelo menos 1 vez por mês, pode-se utilizar shampoo e água quente. O mesmo vale para as esponjinhas, sendo que estas deverão ser lavadas 1 vez por semana e substituídas a cada 4 lavagens.

4) Prefira guardar toda a maquiagem em um lugar só. Uma boa opção é uma nécessaire grande ou uma caixa com alça, que facilita na hora de transportar numa viagem.

5) Separe os produtos por categorias. Exemplo:

• Pincéis e Removedor
• Olhos (rímel, sombra e lápis)
• Face (corretivo, pó, base, blush)
• Lábios (batom, gloss)

Qual o cabide ideal para cada roupa?


Temos hoje no mercado diversos tipos de cabides. Cabide de madeira, ferro, acrílico, alumínio, etc. E também cabides com diversas finalidades, cabide para calça, saia, cintos, echarpes e bijouterias. Isso tudo porque cada vez mais temos necessidade de organizar nosso armário, para ganhar tempo na hora de nos arrumarmos para o dia a dia.

Dicas simples:



1) Calças:

- Pendure sempre com o gancho do cavalo voltado para o fundo do armário.
- Pendure as calças em cabides de saia (ganha-se espaço e o tecido não fica com as marcas indesejáveis feitas pelos cabide)
- Prefira cabides com hastes curtas para pendurar as calças, evitando que amassem.
- Calça jeans nos cabides fazem muito volume. Dobrá-las é uma ótima opção.
- Para as calças não escorregarem, cole bolinhas de feltro na haste do cabide.

2) Saias e bermudas:

- Pendure no máximo duas peças de cores similares, assim o manuseio é fácil e não compromete a qualidade da roupa.
- Prefira presilhas cromadas, as de plástico ficam frouxas com o tempo.
- Para que a roupa não fique marcada, cole um pedaço de silicone ou feltro na parte interna dos pregadores.
- Frente-única, corselet e tomara-que-caia: pendure-os de cabeça para baixo em cabides de saias.

3) Blazers, casacos e jaquetas:

- Utilizar cabides anatômico nos ombros é o ideal para peças estruturadas.
- Cole espumas nas laterais do cabide, isso ajuda a não marcar/vincar a roupa.
- Lembre-se: não é o cabide que marca a roupa e sim o peso da roupa.

4) Vestidos, blusas e camisas:

- Prefira os modelos com formato de boomerang – facilita o manuseio.
- Rebaixos no ombro mostram que é um cabide feminino, perfeito para guardar peças com alças como vestidos, camisolas e blusas.
- Os modelos sem rebaixos são adequados para camisas.
- Roupa de tecido fino/fluido fica bem conservada e não escorrega em cabides forrados (iguais aos de criança).

5) Bijouterias:

- Cabide com bolsos pequenos é o mais indicado para guardar bijouterias. Pois dessa forma as peças não se enroscam, não correndo risco de quebrar.

6) Cintos:

- Opte por um cabide para cinto com ganchos que acomoda mais de uma peça.
- Pendure os cintos de couro. Quando dobrados podem ficar marcados.

.

Fotos: Reprodução.
Fonte: Organize sua vida.

.

B-jos para todos.
Juízo no Carnaval.

32 comentários:

Anônimo disse... - Responder comentário

ai, bacanérrimas as dicas. Obrigada fofis!
bjo! Bom feriado!!

=)

Chris disse... - Responder comentário

Organizacao em lugar pequeno e mesmo dificil, mas sempre tem uma dica ou outra que cabe perfeitamente! Esse post ficou otimo, e um guia para guardar e se guiar qdo for organizar tudo.
Bijouterias ate que eu preciso me organizar, e quero tbm comprar uma caixinha de maquiagem, mas por enquanto da para esperar! hehehe
bjks

Lou disse... - Responder comentário

Ai menina, eu amei esse post=)
Olha eu adorei as dicas e fiquei feliz de ver que sou bem organizadinha....hahaha
Dobro as calcinhas como envelope, guardo os sapatos em saquinhos ou separados no gaveteiro....
Sou simples, mas, organizadinha...kkkkk
Flor, tenha um ótimo feriado!
Beijos montes,
Lou

Lia Sanches Roth disse... - Responder comentário

Ótimas dica Lily!! Ótimo carnaval pra ti!!
Bjs

taderbal disse... - Responder comentário

Então ta...agora venha aqui e tente fazer isso com minhas coisas, te dou 1 troféu!rs

Ah, e mais juízo eu viro freira!

aninha disse... - Responder comentário

Hummm..acabei de sentir uma necessidade imensa de nichos..Adorei a idéia com eles!

bjs

aline disse... - Responder comentário

POST MARAVILHOSO.

Adorei cada uma das dicas, a maioria eu já fazia, mas algumas ainda preciso colocar em prática!.
Beijo Lily.. juízo vc também flor :*

Natalia Oliveira disse... - Responder comentário

Lily ARRASOU no post!

Hiper útil!


Beijos flor!

Cheia de Graça
http://www.cdegraca.blogspot.com/

- Daniela - disse... - Responder comentário

nossa q post otimo! bem pequisado e trabalhado! Adorei!
(ja sigo quases todas as dicas - a dos sapatos entao, recomendooo!!)


beijoss

Camilla disse... - Responder comentário

Adorei, Lily!

Eu fiz isso essa semana, pq tava tudo desordenado!

Um beijo x:*

Kerou disse... - Responder comentário

Chris, OTIMO POST recheado de dicazinhas ótimas. amei o organizadoe de roupa íntima!1 afinal elas saoa s responsáveis pela maior bagunça na gaveta heheh

jah os meus sapatos euorganizo todos nos saquinhos comnomes, mas confesso que adorei a ideia de foros dos pares do lado de cada caixinha!! ajuda a beça na hora de procurar né?


beijokas*

Fräulein Maria disse... - Responder comentário

Não sou doente por organização, mas sou organizada. Adoro caixas de papel, madeira, plastica... caixas, caixinhas e caixões! Meu atelier mais parece um estoque de sapataria...amo caixas!

Acho que só me enCAIXO nesse item de arrumação/organização, mas já é uma alguma coisa (^.^)

Biju

Carlinha disse... - Responder comentário

Nossa! AMEI esse post! Vou vim xeretar aqui várias vezes...haha.ainda não memorizei todas as dicas!
bjs

Flavia disse... - Responder comentário

Este post é maravilhoso, mas vou levar mais ou menos 1 ano para organizar meu armári...rsrsrsr
Adorei passar por aqui.

Bjos!

BLOG DA BIBI disse... - Responder comentário

Muito legal o post. Gostei muito e vou aderir algumas ideias.

Marcela de Vasconcellos disse... - Responder comentário

Ca-ra-ca!!!


Que post mara.

Eneida disse... - Responder comentário

Ótimas dicas!
Bom feriado, Lily!
Juízo!
Beijo!

Nikky disse... - Responder comentário

AMEI as dicas!! Mas lembrei daquelas caixas lindaaas durinhas, sabe? O que guadaria nelas?

Ana Paula disse... - Responder comentário

mto legal as dicas
vale agradecer a Carla que sugeriu esse post
e assim, mulher que gosta de moda tem o guarda roupa (ou closet) mto cheio então esse post é fundamental pra nós...hihi

amei seu blog
;*

Renata disse... - Responder comentário

Arrasou! Mas o que me falta mesmo é espaço e um pouco de juízo.. ehehe :P
Tento manter minhas coisinhas bem arrumadinhas, mas tenho que ter menos coisas, né?? Ai, ai... A vida ensina...
Beijinhos!

Adriana disse... - Responder comentário

Ótimas dicas...Adorei!!!
Bjs

Nikky disse... - Responder comentário

Pelo que pesquisei não vende em SP.
quando comprei, mesmo antes de experimentar, lembrei de vocês e perguntei se ela enviaria pelo correio para fora da cidade e ela me disse que sim.
Quer que eu ligue perguntando se elas tem e-mail para contato?

Erika disse... - Responder comentário

Lily,
Que dicas sensacionais de arrumação!
Tem um desafio pra vc lá no blog.
Um lindo carnaval pra vc!
b-jos

aline disse... - Responder comentário

Lily, tem oxford sim na renner!
Procura lá no chic a matéria. Sabia que eu estou aprendendo a gostar de oxford graças a você?

Queria um modelo todo preto de salto alto, assim que achar eu vou comprar e post no blog pra você ver.
Ah! tem um desafio pra você no blog, acho que vai adorar!
Beijo

Rita disse... - Responder comentário

Dicas exelentes!!! Muitos parabéns, o post está mesmo muito bom!!!

lancelloti disse... - Responder comentário

ai isso vai ser ótimo pro camarim lá do estúdio! pena que nao temos grana ainda pra organizar tudo certinho!

Cilene disse... - Responder comentário

Que post...mara, vou pregar no meu armario pra não esquecer...jamais...

Cilene disse... - Responder comentário

Que post...mara, vou pregar no meu armario pra não esquecer...jamais...

Helena Castro disse... - Responder comentário

lily, este é um SUPER post!
adorei as dicas.

beijos

disse... - Responder comentário

Uau! Ótimo post!!

Viviane Moreira disse... - Responder comentário

Nossa!!! Tô boba! Perfeito e completo!!! Salvei nos meus favoritos!
Obrigada querida me salvou e quantas ideias...vou arrumar o meu armário é já!!!
Bjssssss anjo!
Vi

Anônimo disse... - Responder comentário

It is very helpful!

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados