30 janeiro 2010

Dicas de leitura

Sábado delícia para ficar em casa lendo um bom livro, que tal? Eu vivo pedindo para as minhas amigas indicarem livros, porque leio muito rápido, termino um livro em 3 horas, no máximo, então estou sempre querendo ler algo novo. Daí que, pensando nisso, resolvi indicar alguns muito bons que já li (ou estou lendo) para vocês.


Esse primeiro, Escondendo Edith, foi indicação da Renata Batata (que foi quem o traduziu para a editora Melhoramentos). É um livro emocionante que conta a história da menina Edith, uma pequena judia, vivendo os horrores do Holocausto.


O segundo, também indicação da minha amiga Renata, trata do mesmo tema, mas contado através de um jovem grupo de crianças japonesas que, ao descobrirem uma mala, desejam saber quem é Hana Brandy e qual foi sua história. Um relato triste e emocionante sobre os horrores do maior massacre da história da humanidade.


A guerra de Clara é o livro que estou lendo no momento. Foi emprestado por um dos meus chefes após ver meu interesse pelas histórias do Holocausto. É um livro denso, emocionante e triste, mas que nos acrescenta, nos mostra o quanto nossos problemas são pequenos, o quanto podemos ser fortes diante das piores adversidades. Acho que, por tudo o que passaram, os judeus (não apenas judeus, a gente pensa que foram os únicos, mas essa perseguição também assombrou militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra, ativistas políticos, Testemunhas de Jeová, alguns membros mórmons e sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum), merecem que conheçamos suas histórias de luta. Para que, pelo menos, fatos abomináveis como esses jamais se repitam.


Ainda no gênero guerras, De Bagdá, com muito amor, conta a história de um soldado e seu cachorro. Um cãozinho que livra seu melhor amigo da devastação emocional causada pela guerra. Para quem gosta de cachorros, como eu, é bom preparar os lencinhos. Amor incondicional, auxílio moral e ótima leitura.


Esse último, para deixar as coisas mais leves, é um livro ótimo que eu ganhei de presente no amigo secredo das meninas da Cravo & Canela (presente da Deisi, do Bah, tri legal tchê). Estou lendo e é ótimo, é um livro que desvenda sotaques, frases e pensamentos expressos ou escondidos através das roupas que vestimos.


E vocês, têm algum livro para indicar? Usem os comentários (que agora estão lá em cima, logo abaixo do título do post), vamos trocar dicas de leitura.

27 comentários:

Rita disse... - Responder comentário

Ah, os livros que eu tenho pra indicar você não vai gostar... são todos de literatura grega, portuguesa ou brasileira, daquelas que eu vi na faculdade...

Mas... recomendo Clarice Lispector. Pode começar com "A hora da estrela", que é o mais famosinho. Depois vai pros de contos, tipo Laços de Família e Felicidade Clandestina.

Beijo, Shu! Boas leituras!!

Erika disse... - Responder comentário

Lily querida,
Acabei dois livros que gostei muuuito!
Anote aí: "A Dama das Amêndoas", de Marina Fiorato e "A Sociedade Literária e a Torta de casca de batata", de Annie Barrows w Mary Ann Shaffer. O primeiro é um romance medieval e o segundo se passa na época da segunda guerra, mas fazendo uma leitura mais leve da época.

E boa leitura! beijinhos

Priscilla Danielly disse... - Responder comentário

Não sei porque no seu pot aparece os comentários lá em cima, desde ontem vejo você falando isso e vi que aqui não está.
Contina embaixo do mesmo jeito, e ainda até melhor, porque antes era o nome "comments" em cima do nome "post a comment", só dava pra entender porque agente ja conhece onde comentar.
Não sei o que tá acontecendo...

bjok's e bom findí pra vc!!

PRI

Fezinha disse... - Responder comentário

Hahahahaha...adorei a seta de indicação dos comentários! O meu sempre foi na parte de cima, então nada mudou.

Sabe de uma coisa...esse post me fez pensar que talvez possamos fazer um "círculo do livro", uma mini biblioteca virtual para blogueiras. Eu tenho muuuuuita coisa em casa, mas especialmente "chick books"...livro de mulherzinha, sabe? Adoro passar meu tempo com eles. Embora não tragam nenhum ensinamento, me fazem relaxar (embora, assim como vc, leia em 3 dias, o que me leva sempre a ir dormir na madrugada).

Não tenho nada de muito denso prá indicar, mas se quiser uns de mulherzinha (tipo TODOS da Marian Keyes), posso te emprestar. tenho muitos tb em inglês, tipo PS: I love you; The Undomestic Goddess (muito bom!) e por aí vai. Se não tiver muita dificuldade prá ler em inglês (ou se quiser treinar), me avisa que te empresto tb.

Beijo!

Marília Evangelista disse... - Responder comentário

Leia Água para Elefantes Lily!É uma história emocionante de um rapaz que larga tudo depois que os pais morrer e vai percorrer os EUA com um circo,lá pelos anos 1920. Li em algum lugar esses dias que vai virar filme com o Robert Pattinson estrelando o papel principal!É emocionante, recomendo a você e todas as leitoras do blog!=*

Everton Domingues disse... - Responder comentário

Oi Lilly

Vim conhecer seu espaço virtual. Sou jornalista e tb blogueiro, mas meu tema é esportes olimpicos. São três 'crias' virtuais q cuido com muito carinho.
Uma dica de livro? Amo ler tb, especialmente (como vc) num sábado 'aconchegado' como hj. Qtal 'As cinco pessoas q vc encontra no céu', de Mitch Albom, tem áté filme. Li, vi e gostei muito. Estou lendo agora (quero terminar hj) 'Castelo de cartas' de Gary Chapman.
Tornei-me seguidor do teu espaço. Vou adorar trocar boas figurinhas, embora isso seja mais brincadeira de 'menino'... rs
Bj no seu coração

Bells disse... - Responder comentário

Hummm... Já leu Orgulho e Preconceito de Jane Austen? Vale a pena.... a heroína da história tem uma personalidade e tanto.

Fernanda Ferreira disse... - Responder comentário

Ótimas dicas, super me interesso por esses assuntos tbm!

Beijos

Eneida disse... - Responder comentário

Boas dicas!
Bem densas!
Mas como você disse, necessário saber!
Os dois últimos que li foram
"O Vencedor Está Só",
Paulo Coelho
(achei mais ou menos)
"Uma Vida Inventada"
Maitê Proença
(esse eu gostei)
Beijo!

Mari disse... - Responder comentário

Oi LilY, adorei lhe conhecer´. (heheh) Há uma semana, descobri seu blog e pronto...Tô todo dia aqui dando uma olhadinha. Até já dei uma copiadinha num look. Adoro todos eles Bom, falando em livro..tenho vários para indicar, mas não todos de vez, como todo dia estou aqui ,vou dando as dicas aos pouquinhos. Sou amante de livros e formada em letras, lecionava literatura. Não sei se você já leu " A menina que roubava livros"? Se ainda não, leia, linda a história e no tema que você gosta. Fugindo deste tema, a nossa amiga blogueira deu a dica de Lispecto. Boa dica!!! Acabei de ler " As intermitências da morte" de Saramago. MARAVILHOSO. Ele narra, com ironia, o caos que se transforma um canto do mundo onde a morte suspendeu suas atividades. Magoada com os seres humanos que tanto a detestam, a morte resolve mostrar como ela é necessária. A falta de falecimento logo se revela um problema..... Se nunca leu Saramago, não se assuste com a pontuação da narrativa dele. Até a proxima dica. Ana Claudite.

Michelle Senna disse... - Responder comentário

Oi Lili!!!Saudade daqui menina,de vc!!!!!
Achei ótima suas dicas de leitura, embora eu não seja nenhuma expert no assunto...infelismente.
Mas acabei de ler leite derramado do Chico e curti bastante, é um livro maravilhoso!
Beijinho minha querida e um ótimo find pra ti!

Maria Luz Bijuterias disse... - Responder comentário

Então, tenho 3 indicações pra te fazer:
1o. MAUS - é uma grafic novel (romance feita em história em quadrinhos). Conta a história de um judeu que sobreviveu ao holocausto, mas como é desenhados, os personagens são animais: os judeus são ratos, os alemães são gatos, os americanos são cães e os poloneses são porcos. É o primeiro HQ que ganhou o premio Pulitz.
2o. Persépolis - tbm uma grafic novel, mas que fala de uma adolescente no Iraque, durante a guerra, a opressão... etc.
3o. Entrevista com o vampiro - seguindo por esse mundo vampiresco que está na moda, porém é um livro de 1976 que dispensa comentários, pois quem já viu o filme sabe que é muito legal! Curiosidade: a tradução foi feita por Clarice Lispector.
Boa Leitura!!

Carolina. disse... - Responder comentário

Que bacana Lily, eu também adoro ler e tenho até uma pequena humilde bibliotec em meu quarto. Livros são culturas para toda a vida não é mesmo...?
Bom, eu adoraria lhe indicar um, mas qual é o seu tema favorito?? Já leu "A cidade do Sol"? Comprei, mas ainda não começei a ler, quem leu disse que é ótimo, mas muito triste...
Um abraço,

http://marchenoir-mode.blogspot.com/

Lily Zemuner disse... - Responder comentário

Gente, que delícia isso, porque eu nunca pensei em fazer posts assim antes? Mil dicas, leitores novos, muito bom!

Acabo e comprar: "Água para elefantes", "A menina que roubava livros" e "Maus, a história de um sobrevivente".

Muuuuuuuito obrigada pelas dicas. Semana que vem conto oq achei deles aqui e continuamos com as trocas de dicas de leitura, amei a colaboração de todos vocês.

E agora vou mergulhar nos meus livros.

Mil beijos.

Deborah disse... - Responder comentário

OI Lily, adorei as dicas, também gosto muito desse tipo de livro. Bom os que eu tenho como indicação não sei se vc gosta também, li alguns a pouco tempo como "O Mistério da 13ª Letra", "Anjos e Demônios", "Eu, Cristiane F., drogada e prostituida". Sendo que os 3 falam de coisas completamente diferentes, mas eu sou assim mesmo, muito eclética...rs. Ah amei a combinação da sainha florida com a camisetinha preta, bem fresquinha e linda! bjos

nayarac. disse... - Responder comentário

lily, não sei se você já leu esses mas são realmente bons sobre o tema: Clarabóia sem luar - 1939-1945: memórias de um sobrevivente, do Edward Stulbach e um clássico: O diário de Anne Frank.
Também gosto muito de ler. Sou formada em História e por conta disso, acabei descobrindo uma forma diferente de ler sobre coisas que gostamos.
Uma dica de leitura sobre o Holocausto (e seus desdobramentos, assuntos interligados, ...) são as obras de Hannah Arent. Ela era judia e escreveu muito sobre o nazismo.
Uma leitura arrebatadora.

De outros tema,eu gosto muito de autoras. Não sei se é pela identificação ou outro motivo, mas gosto muito. Mary del Priore tem uns livros incríveis - A História das Crianças no Brasil é sensacional.

Também gosto de algumas biografias, mas não são todas.A de Mary Curi é liiiinda! Sem palavras pra descrever.

Sabe, eu sei que tem gente que não gosta muito da densidade que é estudar História, mas gosto do tema em si. O melhor livro para quem gosta de História mas nem tanto assim é sem dúvidas Breve História do Mundo, de Ernest Gombrich. É um livro que fala de História sem ser de História. Tenho certeza que, pelo menos deste, você vai gostar!!

Nossa, falei demais!! Bjos!!

Lily Zemuner disse... - Responder comentário

Nayara, eu sou apaixonada por história. Estou procurando um curso de história da arte, algo que envolva arquitetura e afins, mas gosto de ler tudo que envolva história. Gostei muito das suas dicas, vou comprar esse último que você indicou na próxima leva de livros!

Beijos, querida.

Mirian disse... - Responder comentário

Lily, vim recomendar A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS e vi que você já comprou. Você vai amar essa leitura.
Tem tb AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE do escritor José Saramago. Estou lendo e amando.
Outro livro mara é PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN. Uma história baseada em fatos reais, que trata até onde vai a responsabilidade dos pais na criação de um futuro assassino. O livro é demais.

Bjokas

.Nós amamos esmaltes. disse... - Responder comentário

1 livro em 3 horas? Nossaaaa ... e eu achava que lia rápido hahahaha
Todos que pensei em te indicar já foram falados :P
Bjs!

Tamiris disse... - Responder comentário

Putz... eu tenho (mas nunca li) "A menina que roubava livros". Podia te emprestar.

Você TEM que ler "O Morro dos ventos uivantes". Eu te empresto, já falei, mas é tãããããão bom que você vai querer comprar e colocar num pedestal!

Vovó Santa disse... - Responder comentário

Muito bom indicar os livros amo ler tbm. Bjs e boa semana que começa!!!
www.vovosanta.blogspot.com

Fernanda Fernandes Fontes disse... - Responder comentário

Oi Lily!

Visito sempre seu blog, mas ainda não havia deixado nem um comentário. Resolvi deixar um rastro, rs, para indicar "A menina que roubava livros", que talvez já tenha lido e que é uma delícia, " O menino do pijama listrado", que recentemente virou filme e "O dia do Curinga", que eu amo de paixão! Os dois primeiros então dentro do universo de suas leituras recentes e o último fala sobre filosofia de uma maneira bem leve.

Não poderia deixar de convidar tb a conhecer meu blog...Degustação Literária. São poemas e prosas poéticas, se gostar, passa lá!

http://degustacaoliteraria.blogspot.com/

Bjs e boa semana!

Priscila disse... - Responder comentário

Oi Lily!!
Eu amoo ler e tenho alguns livros preferidos! Um é o livro Marley e eu, pra quem gosta de cachorros é um prato cheio!! Adorei O Caçador de Pipas, o filme detestei, sem comparação com o livro! Outros dois livros que adoro são: Depois daquela viagem, já li 2 vezes e Feliz ano velho que inclusive achei na Leitura por R$ 9,90. Comprei, lógico! rss
Um bjão!

Anah disse... - Responder comentário

Oie Lily... to viciada em um autor que se chama Lourenço Mutarelli... até programei um post sobre ele! É literatura marginal.. que eu amo... alguns acham pesados.. mas ele fala de uma realidade que ignoramos! é demais! Foi ele que escreveu o Livro "o cheiro do ralo", mas o meu favorito dele é "a arte de produzir efeito sem causa".. gosto muito tbm do Milton Hatoum, ele é amazonense e escreve muito sobre a cultura arabe no começo do seculo em manaus! Indico o livro "Dois Irmãos" que é otimo!
Agora esotu lendo "crime e castigo" mas tá dificil pra conseguir... sofro muito durante o livro que as vezes tenho que parar!hahah
bjin

renatabatata disse... - Responder comentário

Menina, vc é uma devoradora de livros! ehehe
Olha, já que vc adora história e arte, vou te indicar 2 livros MARAVILHOSOS e curiosíssimos do Umberto Eco: A história da Beleza e a História da Feiúra. É legal demais!
Ainda não chegou em português (mas vai chegar logo, logo) o The Infinity of Lists, tb do Eco. É um livro de babar! Ele interliga tudo: artes plásticas, literatura, poesia, teatro, filosofia... enfim, tudo de bom! Eu ainda não li, mas tenho certeza que é ótimo!
Beijinhos mil, post óoooootimooo!

Cristin disse... - Responder comentário

Menina, que legal, ser uma leitora assim, já fui, não sou mais....o tempo é curto e corrido, mas eu tento, estou com A Cabana aquí na miha frente e nunca consigo começar, sempre fica pra amanhã!
Tenho esse endereço aquí do SKOOB, tô mexendo devagar, ando sem tempo, mas é uma ideia pra vc encontrar mtos amigos leitores.
http://www.skoob.com.br/usuario/mostrar/32386
Nossa, os livros indicados por vc e pelos seus amigos parecem maravilhosos...
Acho uma delícia ler...amei esse seu post, boa ideia mesmOOO!!!
Bjus

suelen.18 disse... - Responder comentário

Adorei as dicas de vcs, tmb adoro ler, vou deixar uma dica minha...li um livro "A Ordem é Amém", que relata a história de um falso pastor que tem sua vida transformada por Deus, é um livro muito surpreendente e emocionante, leiam vcs vão gostar eu o encontrei no site:www.seteseveneditora.com.br

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados