06 agosto 2010

Polêmica? Onde? Nem vi...


Ih, gente, ando tão por fora do mundo dos blogs (na verdade, ando por fora de quase tudo, viu?), que só fiquei sabendo hoje do bafafá que rolou por causa do post da De Chanel na laje. Aí fui lá ver, fiquei sabendo dos outros bafafás decorrentes e vi meu nomezinho em alguns comentários, de umas meninas muito fofas me elogiando por eu ser transparente e de uma outra comentando que eu não era porque tinha comprado uma bolsa Alexa fake.

Eu nem ia comentar nada porque, né? Ando cansada demais para me preocupar com essas coisas. Cansada a ponto de, em certo dias, mal conseguir levantar da cama - ou não conseguir mesmo e ter que faltar no trabalho. Cansada a ponto de ter que tomar remédios para conseguir continuar levando a vida normalmente. Mas, bom, isso é assuto pessoal e nem tem nada a ver com esse post. Era só pra explicar minha total ausência dos últimos assuntos e das últimas polêmicas.

Sobre a bolsa Alexa, ué, qual é o problema? Até a Renner já está vendendo  uma parecida. A Arezzo também já tem modelo e diversas outras marcas devem ter. Não são cópias com o nomezinho da Mulberry estampado lá, são bolsas parecidas, só isso. Inspirações. Eu, honestamente, não tenho dinheiro para comprar uma Mulberry, mas acho a bolsa linda e fiquei bem feliz quando encontrei uma similar no ebay. SIMILAR. Não me gabei de ter uma bolsa de marca que na verdade é fake, muito pelo contrário, vim aqui contar que tinha encontrado a bolsa e passei o link para quem quisesse uma igual. Em momento algum fingi ter a bolsa verdadeira, então não vejo qual o problema.

Sobre posts pagos, que foi o gerador de toda a discussão - muito boa, por sinal - apesar de eu sempre deixar isso bem claro, acho importante dizer: não faço posts pagos. Faço posts de marcas e produtos em que eu acredito e confio. Todas as assessorias que entram em contato comigo recebem esse mesmo aviso: Quer me enviar produtos? Ok, será um prazer testá-lo. Se eu gostar e achar válido, faço um post porque gosto de dividir dicas boas com minhas leitoras. Se eu não gostar, não falo nada, porque não quero que meu blog seja espaço para falar mal, aqui só falo das coisas que eu realmente gosto. E quantas vezes já recebi produtos que foram testados e recusados. Milhares. Eu nem sou uma blogueira famosa, mas recebo produtos todo santo dia. Quantos vocês já me viram falar bem aqui? Podem ter absoluta certeza, se eu falei foi porque usei e gostei.

Muitas marcas querem me mandar roupas, bolsas, sapatos, acessórios. Todas as vezes digo que, apesar de parecer antipático, quero escolher a peça que receberei. Isso evita que uma marca me envie um peça que eu não vá gostar ou usar, não acho justo. Se a marca em questão não tiver nenhuma peça do meu agrado ou que tenha a ver com meu estilo, agradeço o contato e declino. Algumas vezes até aceito peças um pouco diferentes do que costumo usar, mais por querer provar novos sabores. É notório que, durante o tempo, eu mudei de opinião diversas vezes, sobre diversas coisas. Meu estilo vem mudando ou sofrendo pequenas mutações ao longo desses quase dois anos de blog e isso é uma escolha pessoal. Já passei por uma fase vintage, por outra mais romântica, hoje mantenho esses gostos mas adicionei modernidade e um tantinho de ousadia. Eu gosto de mudar, eu não pretendo ser sempre a mesma pessoa, isso faz parte de mim. Experimento quando tenho vontade e nunca digo nunca.

E eu acho que a transparência é a única forma manter a credibilidade. Além do mais, somos seres pensantes, mulheres inteligentes e bem instruídas, não é qualquer post pago por aí que nos fará cair nas graças de um produto simplesmente. Bom senso é e sempre será fundamental.

Bom, é isso - para quem não queria falar nada, como sempre, falei demais. Só acho que meus leitores merecem satisfações, tanto em relação ao meu sumiço e aos milhões de e-mails se acumulando na caixa de entrada, quanto em relaçao à honestidade e transparência do blog.

Isso posto, vou tomar um banho quentinho e dormir, que é o que me dá mais prazer nos últimos tempos.

37 comentários:

Carla Pinheiro disse... - Responder comentário

Lily...

Parabéns pelo post! Compartilho da sua opinião. Se eu gostar da bolsa, compro messmo. O importante é ser FELIZ!
Quanto a sua credibilidade, suas leitoras te conhecem e sabem quem vc é! Por isso o sucesso do seu blog!

Continue me inspirando todos os dias!

Adoro seu blog!

beijo grande!

Deveria estar estudando disse... - Responder comentário

Caraca, Lily!!! não vi nada falando da bolsa, vou lá ver.
Acho bobagem isso. TODAS as marcas brasileiras famosas estão fazendo as tais "inspirações".
E quanto à publicidade, fiz uma página de política de publicidade. Recebo muitas propostas idiotas, mas até hoje só ganhei a bolsa da Li e desconto na perfecto.
Descanse e não ligue para isso.
bjks.

Joana Francesa disse... - Responder comentário

Nossa, tem gente que perde tempo falando mal dos outros, eu não vejo nada demais em ter peças parecidas com de algumas grifes famosas, não ligo pra nada disso, tenho meu estilo próprio, sigo minha intuição, não sou fiel à moda nem tendência (mas respeito quem segue)... Jamais daria não sei quantos mil em uma bolsa, ou outra peça cara só porque tem "NOME" (porque nome todo mundo tem e todos devem ser respeitados, mesmo que não sejam admirados)! Tenho consciência social e acho um absurdo pagar tão caro em uma peça (não estou desmerecendo o trabalho dos grandes estilistas) podendo ter uma similar por um preço bem menor... muita gente compra estas peças só pra dizer que tem, usa poucas vezes e esquece no armário... Lembro sempre que vivemos num país desigual, uns têm demias, outros não têm nada. Fico impressionada com tamanha falta de respeito das pessoas em se importar com quem não se veste com GRIFES FAMOSAS E USA PEÇAS SIMILARES...
Amo suas peças e combinações LILY, continue espalhando flores por aqui! vc está sempre linda!
bjos
Ana Paula

Gabriela Moura disse... - Responder comentário

Sério que pegaram no seu pé por causa de uma bolsa? Meu Deus, cadê a coerencia????
minha tese básica:
1)viver de marca é mt triste. eu, por exemplo, raramente uso algo com etiqueta pelo fato de fazer a maioria daa minhas roupas, bolsas e acessorios. eu COPIO e CRIO. logico que, cada um tem direito de escolher oq gosta, e tambem tem a questao do trabalho e criação de cada estilista, mas isso nao justifica encher o saco de alguem q pense diferente.
2)blogs, em tese, sao um espacinho nosso, quem gosta volta e quem nao gosta é so nao voltar, né?

Bom, considerações a parte, sobre posts pagos, eu tenho uma opinião profissional pra dividir:

Concordo com sua postura sobre as propostas das marcas.
E entendo o lado das marcas também.
Sou Relações Públicas, já trabalhei com assessoria de imprensa, tive clientes da área médica e estética e cheguei a fazer parceria com blogs e sites de beleza. Alguns blogs tambem recusaram minhas propostas. Tudo faz parte de um trabalho de comunicação, mas as blogueiras não são obrigadas a ceitar tudo oq é oferecido, porque afinal os blogs tem a proposta de mostrar o gosto pessoal de seus autores.

Posts pagos não são errados, na minha opiniao pessoal e profissional. Mais uma vez repito, fica a criterio de cada blogueiro aceitar ou nao, e fica a criterio dos leitores, voltar ou não ao blogs..

Acima de tudo, admiro sua serenidade ao lidar com esses assuntos que as vezes são bem chatinhos. :)

Elô disse... - Responder comentário

tá precisando de colo Lilicats???

Lily Zemuner disse... - Responder comentário

Colo e cama, amiga.
Ah! E férias.

=)

Dianamrs disse... - Responder comentário

Vc é mto fofa! Bjs e descanse!

Jane Karen disse... - Responder comentário

Ai Lily, você tanto o que fazer... ignore esse povo sem moral.

Sabemos o quanto é boa e honesta no que faz e isso é o suficiente. Entro sempre aqui e adoro.

Beijos, descanse bastanteee...

Liana Barros disse... - Responder comentário

Amiga, espero que você consiga descansar e repor as energias, quando o corpo pede, é sinal de que a coisa está séria mesmo.

Quanto à polêmica toda, assino embaixo dos seus comentários. Mas pelo que me pareceu no texto da De Chanel, ela bate na tecla de que não se trata do produto em si, mas de como ele é vendido. De fato, usar o termo "Alexa de moletom" é meio forçado e anti ético (nem sei se foi esse o caso, foi só um exemplo), ou usar o nome da marca Mulberry pra vender uma parecida também é feio. De fato isso é muito explicito e soa como tirar proveito da marca famosa. Mas eu também não vejo problema algum em peças inspired ou quase iguais à original. Moda é isso, a vida é assim. Ou as pessoas acham que alguma peça de roupa ou acessório novo na parada é sempre inédito? Tudo é releitura, não tem pra onde correr.

E óbvio que ninguém deve copiar descaradamente a criação do outro, mas muitas vezes se copia involuntariamente, sabe? Tipo.. você acorda com a maior vontade de usar vestido leve + perfecto. Porque de tanto ver por aí, já incorporou o gosto e quer usar também. Você então está copiando a blogueira X? A celeb Y? Isso se chama incosciente. Além do mais, o capitalismo gira assim, seja na moda, no ramo de serviços, na política, na publicidade. Todo mundo quer fazer parte. E sou a favor sim de todo mundo querer seu lugar ao sol, desde que não precise se utilizar do nome de terceiros ou de estratégias sujas pra isso. As bolsas quase-cópias sempre existirão aos montes, o que é diferente de bolsa fake, como você mesma citou.

Na minha coleção nova eu vou ter uma bolsa estilo Alexa, outra estilo Hermés e já imagino que possam falar mal, mas não vou me abater até porque já desenhei e cortei muito antes do toda a polêmica rolar. E, ora, todas as minhas bolsas criadas até hoje são peças nunca vistas antes? Isso não existe! Mesmo sem ter a intenção real de copiar a gente acaba usando referências, inspirações, experiências. O engraçado também é que sempre houve peças nesse estilo rolando aos montes por aí: estilo postman com tampa, alça comprida, fecho graúdo. Mas como as bolsas originai 'bombaram' no mundo da moda nesse momento, todo e qualquer não-famoso que lance a sua está copiando? É uma questão delicada e que não pode ser generalizada, há casos e casos.

Escrevi demais também, hehehe, é que hoje estou menos atarefada e tenho mais tempo. Um beijo enorme, descanse bem!
Li

Liana Barros disse... - Responder comentário
Este comentário foi removido pelo autor.
Liana Barros disse... - Responder comentário

Amiga, fui eu que excluí o comentário acima, é que o meu apareceu duplicado. Beijo!

Fleur disse... - Responder comentário

Ah Lily, é por essas e outras que eu sempre passo por aqui.
E continuarei passando.
Sua atitude contagia.

(e não me fale em dormir pois estou contando os segundos pra fazer o mesmo! rs)

Um beijão!

Anônimo disse... - Responder comentário

meu está florido foi meu aniversário colhi uma rosa,admiro você sua transparência,inteligente gosta de moda,mas é cabeça.Descanse não vale a pena se apressar.

Sil Rodrigues disse... - Responder comentário

Q post bom!
Me deu até curiosidade de ver a confusão citada....hehehe, mas não tenho tempo para isso!
Vai descansaaaar! risos
bj

Meu Guia Fashion disse... - Responder comentário

Que coisa mais idiota que falaram sobre a sua bolsa... Então qualquer coisa que eu compre inspirada em alguma coisa de uma marca cara e famosa é considerado fake????
Que ridículo!!!
Sempre vai existir uma meia dúzia na sua vida pra te criticar, isso é fato pra todo mundo. Simplesmente pq tem gente que sente prazer em criticar pra se sentir melhor!!
Um beijão!!!!

Dany Braga disse... - Responder comentário

mulher...e eu , que nem sei que blog é esse? heheheh. Sou que nem marido traído. A vida já é tão complicada, né? O dia a dia, o trabalho, as mazelas do mundo...ficar se preocupando com o que falam de ruim na net é a última opçao da minha vida. E sei que é a sua tb. Vc é autêntica, verdadeira, uma pessoa com bom coração, doce....Nós que somos suas amigas, sua familia e seu namorado tem certeza disso. E é só isso que importa. O resto é o resto. beijo grande e muitas saudades. Estamos todos passando por fases nebulosas. Se Deus quiser o sol brilhará novamente. saudades. Beijos, Dany

Clarice Holanda disse... - Responder comentário

Estava no De chanel quando vi comentários que citaram este blog...Daquilo que vi, gostei muito de sua postura sem ostentação e glamour, estas últimas são atitudes um tanto comum em muitos dos blogs que visito.
Creio que quem se propõe a criar um blog deveria sempre ter o compromisso com a sinceridade, não condeno quem faz de forma diversa, porque é quem ler que deve ter o discernimento do que parece ou não sincero. Quem for deslumbrado e fútil cai na coversa.
Parabéns!!!
Sucesso!!!

Elô disse... - Responder comentário

colo e cama tem aqui em casa!!! férias.. só negociando com seu chefe!!

Anônimo disse... - Responder comentário

Lily! Espero que melhore! No da bola mesmo pra essas bobices, vc ta certissima! Tb acho vc super transparente e autentica. Bjos!
Bia (Rubia)

disse... - Responder comentário

Leio o blog já tem um tempo, babo com a maioria dos teus looks e sapatos e no meio dessa confusão toda só digo uma coisa: espero que você melhore e fique bem.

Essa confusão de bolsa se é fake ou não é tão sem noção que não vale nem a pena se cansar.

ingrid disse... - Responder comentário

Oi Lily querida

descanse e fique bem. Você é muito querida e fofa. Não suma, você é muito importante :). Mesmo não lhe conhecendo pessoalmente a considero uma amiga apenas de visitar seu bloga. Um grande abraço

Ingrid :) sua sempre leitora

Kaira disse... - Responder comentário

Lily, o grande problema é que o De Chanel abre espaço pra muita gente que tá doido pra falar m* . Eu acho que ela sabe muito bem do que fala, motivo pelo qual eu gostei do blog desde o início, mas não gosto das vistas grossas que faz quando algum leitor fala o que quer sobre qualquer um, como se fosse verdade absoluta. Como disse a Alee "Falar contra o capitalismo e consumismo em um blog é tao inútil quando fazer critica social em música de axé."
É isso.
E olha, sobrou até pra mim naquele post, falaram que o concurso foi um jogo de cartas marcadas, e jurei que ela iria falar quantas vezes eu pedi pra própria um voto no concurso. Mas não, preferiu se calar... fazer o que, né?!
Eu tô contigo, de complicada já basta a vida, o trabalho, o coração... se blog virar chateação eu paro de fazer!
Se chateia não flor, vc é ótima, uma querida que passou no maior carinho o link da bolsa que "moi" tbm comprou!!!
Adoro vc! Beijão!!!

Ana Clara disse... - Responder comentário

Ainda bem que mudamos de opinião, já pensou que chatice ser de um jeito só!
Descanse e volte com força total pq quando entro no seu blog diariamente e vejo essa carinha alegre e meiga é bom demais!
Quer saber? comprei a bolsa, pink light,agora é só esperar chegar!
Beijo grande!

bruna v. disse... - Responder comentário

aaaahh! good vibes pra vc lily!
=**

Tatiana Pedroso disse... - Responder comentário

Eu acho a sua bolsa muito bacana. Fui olhar a lojinha inclusive, tem muita coisa linda lá, pena que ultimamente não tem sobrado muito $$ para compras...

E concordo com a Kaira sobre o tal Chanel na Laje: é muito fácil jogar m***a no ventilador anonimamente e ficar olhando todo mundo falar mais m***a ainda nos comentários, e ainda por cima bancando "cabeças pensantes". Tudo ali é uma deselegância só: um monte de haters da blogueira X e Y metendo o pau tanto nos blogs quanto nas PESSOAS dessas blogueiras. Quer falar de moda? Ótimo: comece moderando comentários deselegantes. O que eu acho que ela já vem fazendo, mas como falou que não apagará os antigos, não adianta muita coisa

Beijos, seu blog é muito legal.

Ana Paula disse... - Responder comentário

Ai Lily...não sabia que vc estava assim. Além de toda correria da vida louca, estou de mudança essa semana, fase final da obra. Estou um bagaço tbém e quase indo ao médico tratar da falta de sono, já estou dias sem dormir direito. É terrível! Com relação a bolsa eu comprei uma tbém, por achar o modelo lindo, e como vc disse, não é vergonha nenhuma, pois é modelo similar, não tem plaquinha nenhuma indicando a marca, portanto não é fake. E com relação aos posts pagos eu recebi minha primeira proposta, digo a vc que aceitei, pois era de um site onde já tinha comprado, e foi o que eu disse para a acessora...aceito pois já comprei com vcs e gosto dos produtos, então não falarei nenhuma mentira. No blog da Fe tbém tinha um post falando sobre isso, achei muito bom e digo que aprendi muito lendo o texto e os comentários, ali tinha muita coisa que não sabia, por ser iniciante.

Um beijo e descansa viu.

Samantha disse... - Responder comentário

Eu te visito e mantenho um link para seu blog em meu blog porque te acho honesta e muito transparente. É por isso que te admiro.

Com relação à questão da bolsa, foi tudo intriga de gente chata. Você achou, gostou e postou. O outro blog que foi muito discutido nesse post apresentou uma bolsa de moletom, uma cópia, vendida a um preço extremamente injusto (e inacessível para a maioria das pessoas) e houve indícios de que aquela blogueira em questão agiu de forma muito contraditória.

Mas enfim, vamos falar de você: continue sendo a fofa que é :)

Beijos, descanse-se e adoro seu blog.

Cris disse... - Responder comentário

Eu não sei porque tanta confusão por causa desse assunto, credo!

Adoro seu blog! Bjs!

Hoje Vou Assim OFF disse... - Responder comentário

Lily, a Tatiana Pedroso falou tudo q penso a respeito desse blog. Nem me dou ao trabalho de entrar, pq uma vez o fiz, tinha um post com gente me elogiando e outros metendo pau. Claro que isso chateia. E nunca mais entrei.

Como a Tatiana disse, é fácil jogar m* no ventilador anonimamente e deixar os outros te julgarem. Eu tento ser transparente, estou aprendendo, se erro eu me redimo e conserto, ninguém nasce sabendo.

E o mais feio foi ver gente que rasga seda falando mal dos mesmos blogs. Então não vou bater palma pra maluco dançar: atualmente estou trabalhando em 2 escritórios, com freelas por fora em casa, 2 projetos grandes em andamento e um marido e casa pra cuidar - além de mim.

E nem vou dar esse ibope no meu blog. Se eu ganho dinheiro com ele, ótimo, não engano ninguém pq não ganho NADA com isso. Se eu quiser uma roupa eu vou e compro. Se eu ganho, ótimo, é sinal que o blog tá indo pra um caminho bacana. Isso é pior que matar e roubar? Ou que votar sem consciência nas eleições? Ou ter falta de carater e ser amiga de blogueiras que depois vou sair falando mal pelas costas? Que pena ter gente q pense assim.

Descanse e curta sua vida! Beijão.

Mariane Martins Manso disse... - Responder comentário

amore, vc sabe q eu to sempre do seu lado. quero marcar aquele encontrinho menininhas pra gente ficr conversando e relaxar um pouco.

claro linda, eu sei q tá dificil.

e qt ao post, eu tbm nao concordei mt. eu tenho a minha alexa wannabe... tenho tbm uma hermes wannabe e nunca disse q era original. td na vida se copia. se nao, só haveria o o blog de moda da Cris Guerra e nós nunca teríamos nos conhecido. Como a vida seria chata, neh?

amo vc amiga!!! de coração....

bjs

Dai disse... - Responder comentário

Ai Lily, vieram me avisar agora pouco que meu nome também estava no fuá desse post no De Chanel na Laje.
Bem, você é linda, por dentro e por fora, tem uma simplicidade e simpatia ímpar e eu espero, de coração, que vc consiga descansar e voltar com tudo :)

Guta Lepste disse... - Responder comentário

Lily ando que nem vc, longe de tudo que se trata de bloguito, e as vezes é bom pra evitar ler coisas desnecessarias ;)
Acho que blog é bom pra manter amigos leais, que gostam de nos e querem nosso bem... é uma diversao!
E q look fofinho é esse ai, acho q ja disse q amei essa bolsinha desde o primeiro dia q vi hehe
bjokas flor vamos marcar um encontrinho qq hora com as meninas

kerou disse... - Responder comentário

Lily querida, vai descansar e pare de se preocupar com esse bando de desocupados que só vem falar besteira porque não tem nada melhor a fazer!!

Ainnn ainda não entendo como tem gente que faz isso arghhht isso me irrita!!

beijinhus**

NatiLopes disse... - Responder comentário

Lilyy... tenho preguiça desses bafafas, sabia?!?! owww gnt q não tem oq fazer!!!
hahaha

se cuida, cuide de vc primeiro e deixe os outros pensarem oq quiserem! hehe

beijossss

A estapafúrdia disse... - Responder comentário

Oi Lily!

Sempre passo aqui para dar uma espiadinha nos seus looks (que acho mto fofos!) e hoje me deparei com o seu desabafo... Não faz mto tempo que estou frequentando a blogolândia e já percebi que o blog pode trazer mtas coisas boas (como as amizades e troca de informações) mas ao mesmo tempo abre espaço para coisas ruins (como as pessoas falarem mal de vc)... tão chato isso! Só podia ter a parte boa né?

Mas não desanime com o blog não!
Eu adoro sempre passar por aqui!!!

bjinho
Simone

Bianca Garcia disse... - Responder comentário

Eu percebo que vez ou outra rola um estresse básico nesse mundo virtual. Sempre venho por aqui, dou a minha olhada, comento raramente. Admiro sua postura diante dos fatos, mas ainda acho que vc não precisa se preocupar tanto...
No mais, aproveite seus dias! Aproveite as "férias" do blog pra descansar a cabeça e o corpo.

Beijos e fique bem.

=)

Moda disse... - Responder comentário

Olá, é a primeira vez que comento no seu blog! Toda essa discussão sobre bolsa, moda, estilo, tem limite... e pra mim o limite foi quando li a ultima frase do seu post: "Isso posto, vou tomar um banho quentinho e dormir, que é o que me dá mais prazer nos últimos tempos."
Poxa vida será que as pessoas sempre vão discutir por coisas legais, mas que no final não vão levar a lugar algum! Você, como relatou, passando por tantos problemas e tendo que se justificar por causa de uma opinião alheia, sobre bolsa! Seu blog é super alegre, cheio de dicas ótimas e me deixa triste, mesmo sem conhecê-la, que dormir tenha sido seu momento de prazer.
Lily, não deixe as circunstancias da vida atingirem o seu coração, peça a Deus uma fé inabalável pra enfrentar os dias que as vezes são maus conosco! Vc é mais que vencedora. Jesus ama a sua vida! Se quiser desabafar pode mandar email pra mim: modanacasa@gmail.com, apesar de falarmos tanto de moda, o que realmente é importante pra mim não é o que se veste ou compra, mas sim a vida!

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados