28 janeiro 2011

Mãe Dinah Versace


Por: André Celegato

Podemos prever como nos vestiremos daqui 5 meses? E em 5 anos? O que dirá, então.... daqui 50 anos?!

Eu acho que não, amigos! Pretensão daqueles que acham o que será o "must" do verão de 2016. Estilistas, costureiros e colunistas Vogue ou de qualquer outra magazine do gênero, "parem de querer prever o que vai acontecer!".

Quem disse que o "rosa manganês" é a cor do momento? QUEM DISSE ISSO???? QUEM?? (Aliás, além de inventarem moda, inventam cores também, já perceberam?! "Rosa Manganês", "Azul Coral", "Verde Hulk", "Preto Fusca", "Vermelho Báltico". Catzo!!! VERDE É VERDE!!! No máximo existe verde claro e verde escuro. Sem essa de "verde aruba", "verde chá" ou "verde casa da mãe joana").

Quem sabe estaremos usando ombreiras novamente em 2 ou 3 anos? (Porque você aí fez cara de "Nem morta!"?)

A onda "retrô", "vintage" não voltou? Aliás, ela algum dia chegou a existir? Ou melhor ainda, será que ela sempre existiu naturalmente e não percebemos? Porque voltamos a usar ou a mesclar roupas e ornamentos que foram usados há tempos atrás?

Estamos em constante evolução; medicina, tecnologia, política (Sim, essa regride! É verdade!); então porque raios voltamos a usar roupas que há muito estão "démodé"?

Será que esta fase de resgatarmos coisas antigas não se deve a falta de criatividade ou de qualidade de nossos produtos de hoje em dia? Já pararam pra pensar nisso? (Eu ainda acho que o Merthiolate atual não presta! Ele não arde!!!!! Se não arde, não funciona!) .

Quantas vezes, depois do futebol, chegava em casa cheio de emma thompson na perna e, ao invés de usar aqueles sprays cânforados usava a famosa "Pomada pra Cavalo" (Cavalos eram os adversário do futebol. Mas tudo bem. Já superei!). Lembram desta pomada? Pergunte para seus pais, avós e oráculos qual é melhor; o spray cânforado ou a pomada pra cavalo (a que eu usava era preta!). Um "expetáculo"!

Se não conseguimos prever uma guerra, se não não conseguimos prever terremotos com precisão, como podemos prever o que vestiremos daqui há alguns anos?

E vocês, amigas e amigos, o que acham? É fácil prever o que e como nos vestiremos? 

Agora vocês me dêem licença pois vou jogar pebolim ('totó', para leitoras e leitores do Rio de Janeiro), um "esporte" que não sai da moda. "Perae, André... e por acaso algum dia foi febre jogar isso??"

Xi!

P.S. da noiva: Adiantei o post (que estava programado para entrar às 14h) porque acabo de receber este e-mail indignado: "Cadê meu post?? Ele não fica nem 20 hs em primeiro! Não to gostando disso! Vou me demitir! Quero melhores condições de trabalho!" Hahahaha... ai ai...

P.S.2: À pedidos da pessoa egocêntrica que assina esse post, amanhã não teremos sábado decór... ele quer mais tempo para o seu post. Mereço? rs...

30 comentários:

Greice Kölln Vipych disse... - Responder comentário

ahahhaa

verdade...sempre penso nisso...a moda é cíclica né...
adorei o post!

beijinhos!

Luíza Maria Hollanda de Mello disse... - Responder comentário

ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeei

medidas a menos disse... - Responder comentário

ontem eu usei um vestido q tenho desde dezembro de 2004
(estava guardado pq não cabia)
de musseline com estampas geometricas super colorido,
e lendo as manequins atuais (sou assinante) percebi o boom de linho, musseline e seda, acompanhado da alta de preço desses tecido, as vezes tenho a impressão q a moda é conveniencias...
Iris.
ps. amei seu sapatinho listrado.

medidas a menos disse... - Responder comentário

Ai menina, percebi q o Andrè assinou o post agora, e concordo com o q ele escreveu, mas nunca mais encontrei a pomada preta, preciso dela, pq sou craque em esbarrar nos moveis aqui de casa, aliás tô com o joelho direito roxo pq esbarrei na cerquinha da minha cadela...

ValLindinha disse... - Responder comentário

Mas moda é conveniência mesmo. Quando um tecido, ou cor fica muito mas muito esquecido alguem ressucita eles pra quem tiver estoques recuperar o fôlego

Lopita disse... - Responder comentário

Realmente, esse "resgate" que a moda faz é nada mais nada menos que recriar coisas que já foram muito usadas, anteriormente. Nada melhor do que citar a marca Granado que agora está recriada e retomou todo o frisson que causava antes com os talquinhos e sabonetinhos da vovó, agora está presente em toda bolsa "fashionista".

Eu continuo usando o Casco de Cavalo para enrijecer as unhas. Nada como o "bom e velho". Hahahahahahahaha

Muito bom o texto!

Priscila disse... - Responder comentário

Lily!

Este teu noivo é uma piada! hahaha Ri muuuuito! Adorei!

Ah, adoreeeei a tua mistura de estampas! :)

Beijos e bom findi pra vocês!

Ana Paula disse... - Responder comentário

Achei esse trecho bem verdadeiro: Será que esta fase de resgatarmos coisas antigas não se deve a falta de criatividade ou de qualidade de nossos produtos de hoje em dia?

Com relação as cores, meu marido diz a mesma coisa, verde é verde e ponto! hahhahahaha

Sil Rodrigues disse... - Responder comentário

Muito engraçado este post e tbm o P.S. da noiva.
Essa pomada preta, apesar da minha idade avançada, nunca ouvi falar..kkk
Pebolim é esporte?
Homens, homens... não entendem q existem gamas de cores, verde q é mais azulado, mais avermelhado, mais amarelado....kk.. Meu marido morre de rir desses nomes novos para as cores tbm...
Quanto à "pretensão do must do verão 2016", discordo totalmente, pois existem pessoas q pesquisam nos Bureaux de estilo exatamente o que tem acontecido no mundo e extraem as informações para a moda. Também tem o "Zeitgeist" q mostra o clima para uma época e tem pessoas que captam muito bem este "espírito de época". Tbm existem fábricas de tecido q têm estocadas milhares de metros de determinada cor e têm o poder para colocar esta cor q sobrou para ser o must daqui a algum tempo.
Muita coisa por aí...
André, mesmo discordando em algumas coisas, gostaria de ler mais seus posts.
bjs para os 2!

Viviane Moreira disse... - Responder comentário

Lily de melhores condições de trabalho pro noivo André, pois ele é ÓTIMO no que faz!!!!!!!!!!!!!
ADORO os textos dele!!!!!!
Já estou esperando o próximo, vai demorar?! rsrsrsrsrs
Bjsss
Vi

Tamiris Escórcia disse... - Responder comentário

Nossa André, você não parece tão filosofo quando eu te encontro no bar, rs. Eu como boa estudante de moda, que pesquiso tendências e macro-tendências pelos menos dois anos antes - ééééé - muitas vezes faço a mesma pergunta que você fez. Mas não se preocupe xadrez ainda é a alta no inverno ;)

Nunca usei pomada de cavalo oó

Bagunça Chic disse... - Responder comentário

Lily, esse ano tb é o ano do meu casório e fiz um post muito legal sobre lembrança lá no meu blog, passa lá!!!
Espero que goste! Deixo a dica

Beijossss

maite disse... - Responder comentário

Lily estou maravilhada com seu blog, aliás acabei conhecendo através do blog de Un Vestido e Un Amor. Fiquei vendo as postagens antigas e amei! E vou te falar esse seu noivo é igual meu marido, ou seja, FIGURA!!!
Sucesso sempre!
Beijos.
Maite.

maite disse... - Responder comentário
Este comentário foi removido pelo autor.
Dara disse... - Responder comentário

Hahahaha, morri de rir com o email.
E concordo com o post, penso muito na questão do 'vintage'e meus pensamentos concordam com os do André.

Lily, dá uma olhadinha no meu blog? A-ca-bei de fazer. Hahaha

Eneida disse... - Responder comentário

Concordo com você!
Essa tentativa de advinhar e prever tendências, inventando novos nomes 'pras' cores é até engraçado!
Beijo!
Bom finde!

Josiane Cristina Armani Dagort disse... - Responder comentário

Concordo e discordo
ahahahaha
Mas como assim J^^h?
Gosto do seu ponto de vista, é crítico. Concordo quando questiona se o "vintage" nao é falta de criatividade....mas é extremamente visivel nas coleçoes o que é criativo e o que é cópia...reconhecemos de longe o criador que se inspirou em uma decada passada para sua criaçao e aquele que mal teve o trabalho de disfarçar a modelagem absurdamente igual a de outras marcas....aí é que entra a originalidade...e a originalidade é que traz os destaques da moda..porque estes meu caro...estes apresentam novidades, inovaçao ou apenas a genialidade na criaçao de novos tecidos ou estampas...quanto as pesquisas de tendencia para os próximos anos...sao muitos fatos que intervem na afirmaçao de vai ser isso ou aquilo...como o fato de ter um grupo que decide qual é a cartela de cores para tinturas a cada ano, que influencia na cartela de cores da criaçao de qualquer coisa no mundo...e muitos outros fatos, inclusive analises de solo para produçao de pigmentaçao para as tintas, bem como de quais matériais que estarao disponiveis para a produçao de tecidos, aviamentos...
Mas eu entendo o seu ponto de vista..pois hoje vemos no mercado, muita falta de originalidade..e as pessoas continuam a confundir Moda (massificação) e Tendência....
Um grande abraço
J^^h Dagort

LaReK disse... - Responder comentário

kkkkkkk!
Achei ótimo!

Eu acho bom reviver coisas antigas... Sou daquelas que tem as coisas no guarda-roupas durante aaaanos. Então, eu uso quando está na moda ou quando não está na moda, mas me dá saudade.

Aperto de mão para o noivo e beijo para a noiva!

A So Que Fez disse... - Responder comentário

Heloo Sweet!!
Esse noivo escreve muito bem, hein??
Adoroo!!
Passa lá no blog pra ver o post da loja de decoração que comentei aqui outro dia. Acho que vc vai gostar.
Bjs, So

aninha disse... - Responder comentário

essa pomada pra cavalo( era preta sim) era o must have aqui em casa!! nos tempos em que eu era criança..afinal que fim levou ela? André celegato,vc escreve bem seus posts são bem humorados!

Debora disse... - Responder comentário

Caracas....

Duas observações:

1) Esse cara é demais..amei o post bem descolado e divertido!

2) Tudo o que ele disse é mais pura verdade. Não existe moda contemporânea..existe só MODA, onde cada um tem a sua, do seu jeito.
Veja a questão do chapéu panamá (anos 40, 50?), saias cintura alta (morri quando minha mãe disse que tinha um monte delas quando mocinha...hahaha)...
Vai entender tudo isso...como se diz na minha terra: É DEMAIS, MEU REI!!!

sbinatti disse... - Responder comentário

Amei o post! "Verdade verdadeira" quando ele diz que está se usando moda de anos atrás porque falta criatividade (há muito tempo) para algo inovador, esplêndido, marcante (ah! Chanel!). Mas quanto ao verde, é engraçado mesmo, os homens são tão "sumários"! Claro que existem milhares de tonalidades, e todas tem que ter um nome, ué! ha ha ha ha Sensacional o post! Parabéns aos dois! Bjks. Sara (seguidora sbinatti)

Lalá disse... - Responder comentário

Lily, nem sou muito de comentar (leio pelo reader), mas sempre acompanho seu blog!! Queria dizer que adorei a iniciativa de ter posts do noivo, são muito divertidos :)

Ana disse... - Responder comentário

Ah, tem o verde-água tbm... Brincadeira. É por isso q vou ficar um BOM tempo sem ver uns sites de moda. Agora com os 'X'Fashion-Week, só mostra aquelas roupas impossíveis de se usar na rua e aqueles 'Tem-que-ter-no-guarda-roupa-pq-é-moda'

AAAAAH. Moda é a minha havaiana.

Teca disse... - Responder comentário

hahahaha
Homem é um bicho engraçado! :P
Sabe q eu tbm usava pomada de cavalo qdo eu era militar? Realmente é mto boa!
Não dá pra prever tudo, mas um pouco dá por conta de um simples motivo: São os grandes estilistas q ditam a moda!
Bjo

amandamgoltz disse... - Responder comentário

na verdade, a moda é, sim, cíclica, como a maioria de todas as coisas que temos hoje: há apenas mudanças no "meio". por exemplo: tecnologia. mas acredito que, talvez até justamente por ser assim tão cíclica, ela é previsível, sim. existem empresas especializadas nisso, ao redor do mundo tudo, somente analisando comportamentos (e não! só o que as pessoas vestem) e prevendo o que se usará daqui a um tempo.


ps: adoro os posts revoltados do noivo, heheh

Rosa Chock disse... - Responder comentário

Amei flor,tô seguindo,dá uma passadinha no Rosa Chock. http://tudorosachok.blogspot.com/
Bjok

Tainã disse... - Responder comentário

Queremos mais André! Queremos mais André! rsrsrsrs... Caso possível, ainda que não seja um compromisso editorial semanal (rsrs), que ele possa passar por aqui mais vezes. É, realmente, uma leitura agradável, ainda que não concordemos com alguns pontos... Ele deve ficar todo cheio, hein!!! rsrsrs... bjoo

Lily Zemuner disse... - Responder comentário

E fica, viu? Daqui a pouco eu perco o blog pra ele, meninas! rs...

Essa semana já tem outro post dele, acabei de programar.

B-jinhos.

Anônimo disse... - Responder comentário

Não concordo sobre as cores, não cnocordo que existe no máximo verde claro e verde escuro... normal homem achar isso, porém.. rs. Quantos tipo de rosa, azul, amarelo, e verde existem, por exemplo MUITOS... afe!

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados