29 novembro 2013

Sobre o parto, sobre ser mae...

Como prometido, ca estou eu para contar como foi o nascimento do meu Matteo. So me desculpem pela ausencia de acentos, estou escrevendo no tablet e esta desconfigurado. 

Depois de todo o perrengue, de todos os problemas, medos, duvidas, encontrei a obstetra perfeita. Aquela pessoa que te acalma e te tranquiliza, que te ajuda nas decisoes e esta o tempo todo do seu lado. Por causa dela decidi tentar algo que jamais havia passado pela minha cabeca: o parto normal. Sim, ao contrario de muitas mulheres, eu nao desejei ter parto normal em momento algum, e nao me envergonho por dizer isso. Mas no fim das contas a Dra. Carolina me convenceu de que esta eh uma experiencia pela qual toda mulher tem que passar. E ela tinha razao. Nao, nao vou virar ativista do PN, odiaaaaava quando faziam isso comigo, cada mulher sabe o que eh melhor para si e como quer ter seu filho. Mas para mim foi a experiencia mais gratificante da vida. Pena que, como tudo nessa gravidez, nao foi beeeem como imaginava, hahahaha... ja explico.

Por causa da diabete gestacional minha gravidez nao poderia ultrapassar as 38 semanas, entao nao teria a opcao deesperar  entrar em trabalho de parto. Optamos pela inducao. Fui internada na maternidade Sao Luiz na noite do dia 12 de outubro (dia das criancas e de N. Senhora Aparecida), e injetaram ocitocina para que meu corpo comecasse a trabalhar. Cheguei na maternidade com 5 cm de dilatacao, ou seja, Matteo ja iria nascer logo de quaquer forma. 

E foi tudo muito rapido. 3 horas depois eu ja tinha 10 cm de dilatacao, perfeito!!!! Pasmem: zero dor. Nadinha de nada. A enfermeira obstetriz achando estranho eu nao reclamar, a medica dizendo que nunca viu alguem tao tranquila, que ela mesma quando teve filho esqueceu tudo o que sabia e gritava pedindo anestesia, de tanta dor, rs... Bom, chegamos aos 10 cm e minha bolsa foi estourada, ai fui avisada que viriam as contracoes. E vieram. Nao posso dizer que eh tranquilo, eh sim a pior dor que ja senti na vida, mas da pra aguentar. Aguentei por 1 hora, andando pra la e pra ca com Andre a tira colo, ate que nao deu mais e tomei a anestesia. Dai em diante eh lindo, zero dor. Matteo estava quase chegando. Tudo tinha sido perfeito, traquilo, magico, especial. Sentir as dores das contracoes me colocou num estado de euforia louco. Ao mesmo tempo que doi e vc quer se livrar do incomodo, eh magico saber que eh pelo seu filho, que eh a natureza agindo. Natural, primitivo e lindo. 

Acontece que, aos 45 do segundo tempo, meu querido bebezinho resolveu virar de lado. Simples assim. Depois de a mamae passar por todo o processo, de sentir todas as dores, ele resolveu que nao, nao ia sair daquele jeito e prontacabo! Hahahahaha... so rindo!!! La fui eu pra cesarea.

A vantagem eh que sou mae de um filho apenas mas posso dizer que tive dois partos, pois vivenciei os dois por completo. Digamos que tive um PN com o "plus" do corte da cesarea. Mas pra quem teve uma gravidez tao louca, nao dava pra esperar um parto comum, certo? rs...

O que importa eh que Matteo nasceu lindo, perfeito e saudavel. E que a emocao de ter um filho so sabe quem tem. Eh lindo, eh surreal. Quando o vi pela primeira vez, quando ouvi seu primeito chorinho, meu coracao quase explodiu. Eu chorava de solucar, uma emocao incontrolavel. Uma felicidade que nao tem como explicar. Tudo valeu a pena, tu-do!!!

Andre esteve ao meu lado o tempo todo, dando apoio, carinho, me distraindo. Isso fez toda a diferença, saber que vc nao esta sozinha, que tem alguem ali incondicionalmente ao seu lado.

Matteo nasceu no dia 13 de outubro, as 4:34h, pesando 3,590kg e medindo 50cm. 

Demorei tanto para escrever esse post porque, bom, voces sabem, a rotina com um bebe em casa eh louca, agora que estou me acostumando. Nao eh naaaada facil, principalmente nos primeiros dias, mas isso eh assunto para um proximo post.

Agora deixem eu ir la trocar mais uma fralda, rs...

Para quem for de SP e quiser o contato, minha obstetra, Dra. Carolina Ambrogini, fofa, mega competente, querida que me ajudou demais no momento mais importante da  minha vida. Ela escreve para a revista Crescer e tambem eh sexologa, tem um blog muito bom: www.carolambrogini.blogspot.com

Telefone: 11 3539-0084

Aproveito para indicar tambem o incrivel endocrinologista que cuidou de mim, especializado em diabete gestacional, Dr. Alex Carvalho.

Telefone: 11 3031-7139


17 comentários:

Mariane Martins Manso disse... - Responder comentário

Que lindo amiga! Fico muito feliz com esse nenezao saudavel e sentindo que vc esta vivendo o momento mais magico da sua vida. Nao vejo a hora de conhece-lo. Em breve, fevereiro esta ai.

Bjs

PS: Tbo to sem acentos!!

Bete Novaes disse... - Responder comentário

Parabéns Lily!
Lindo seu depoismento!
Na verdade os três sobre a sua gravidez e parto!
Ainda estou um pouco longe de ter filhos (meu namorado mora no Pantanal e eu em Taubaté), mas estamos lutando pra ficarmos em uma mesma cidade. Sou a favor do parto natural e seu caso foi bom pra ver que profissionais da saúde capacitados fazem sim a diferença. Realmente tudo que vc passou durante a gravidez foi difícil, mas ainda bem que o Matteo veio saudável (e imagino que lindo também pelo que vejo dos pais rs).
Boa sorte nesta nova caminhada pra você e pro André. Muita saúde e fecidades pra vocês!
E obrigada por compartilhar da sua felicidade conosco.

Bete Novaes.

Adriana Moreira disse... - Responder comentário

Parabéns, querida!

Um filho é o maior tesouro que alguém pode desejar e ter na vida! Parece frase pronta, mas como você mesmo disse, só sabe o que é ter um filho é quem já teve ou tem um! Dá trabalho? Dá muito trabalho! Mas, em geral, o que é mais difícil é mais caro, tem mais valor em si. tem gente que acha que é muito díficil ter filho e escolhe ter um cachorro ou um gato, mas nunca será a mesma coisa, mas nem de looonge! Filho deixa a gente cansada, mas também enche a casa de alegria! E você vai ver quantas alegrias o seu menino vai te dar! Parabéns! Que Deus guarde e cuide bem de vocês!

Abração!

Drica.

Anônimo disse... - Responder comentário

Estava ansiosa!!!
Parabens pelo seu bb
Bjus
Carolina

Anônimo disse... - Responder comentário

Olá, que bom ler um post seu!!!! a muito tempo acompanho o seu blog e só agora (post sobre gravidez) que comentei.....
Não sei se vc vai acreditar mas to aqui enxugando as lágrimas, fiquei emocionada.......a maneira como falou da alegria de ouvir seu filho pela primeira vez me tocou!
Sabe fiz dois anos de casada, e desde a primeira semana de casada, eu escutei coisas tipo......." E aí quando vem os filhinho".........."Já ta na hora neh, de dar um netinhos pro vovô" Afff!!!!!
Nossa, tinha que controlar para não ser indelicada, pq É MUITA PRESSÃO! maaas....enfim........Com dois anos de casada e ainda terminando a graduação tenho outras prioridades........
Mas lêr vc descrevendo como foi sua experiência com seu Matteo, foi ótimo. O meu "hoje" não me permite........mas me fez no "amanhã" pensar com muito mais carinho no ser "Mãe"..........

Ahh!!! vc sofreu isso quando casou? (povo pedindo sobrinho, neto etc?)
Outra coisa...........................prazer meu nome é Sara, leitora daqui de BH 26 anos e casada.......forte abraço

Anônimo disse... - Responder comentário

Muitas felicidades à essa nova família, que agora, sim, se formou.
Saúde, paz e muita alegria juntamente com o Matteo.

Anônimo disse... - Responder comentário

Comigo aconteceu parecido com vc na hora do parto. Todas as dores (sim, tive mtas dores) do PN, todo o tempo e esforço e no final, tive que passar pela cesárea. No final deu tudo certo e minha Lara já está com 4 anos...claro que parece que foi ontem. Parabéns, ficamos felizes de receber notícias suas e do Matteo.

Érica

Anônimo disse... - Responder comentário

Ahhh, que bom que vc voltou a escrever para nos dar notícias suas e do baby! Felicidades mil!! Não demora pra postar....toda semana eu dô uma passadinha no blog pra ver se tem atualizações...são tão gostosas e verdadeiras. Beijão, Fabiane

Juliana Spitz disse... - Responder comentário

Eu tive medinho do parto normal e optei pela cesárea... mas esperei até 39 semanas e meu bebê era preguiçoso, então acho que não ia nascer de PN mesmo... RS! Mas parabéns pelo bebê e curta muito, pois o tempo voa, o meu já tem 8 anos e parece que foi ontem! Beijinhos.

Natalia disse... - Responder comentário

Que bom ver atualizações suas e saber que sua família está bem e feliz! Eu assim como vc havia optado pela cesárea desde o início.. e assim fui até o fim, mesmo porque no final meu bebê estava muito grande e eu não conseguiria ter PN mesmo que quisesse. Tudo é muito bom, tudo vale muito a pena.. E esse ano montei minha primeira árvore de natal "especial" já que é o 1ºano que meu bebê entende realmente algo.. Ele está com 2 anos.
Felicidades a vocês e nos dê notícias!

Ioly disse... - Responder comentário

Parabéens e que Matteo tenha muita saúde e seja feliz. E parabéns a mamãae e papai também.

Ioly disse... - Responder comentário

Parabéens e que Matteo tenha muita saúde e seja feliz. E parabéns a mamãae e papai também.

Nina disse... - Responder comentário

Mas que maravilha passar por essa experiência tão completa e renovadora. Ainda não tenho filhos, mas imagino o quanto nos transformamos - em seres melhores - quando nos tornamos mães.
Meus parabéns a você e sua família, que agota têm um anjinho para tomar conta.
Abraços.

Carolina Ambrogini disse... - Responder comentário

Olá querida, obrigada pelos elogios. Fico feliz em saber que fiz diferença na sua vida, na do André e na do pequeno Matteo, pena que ele encrencou justo na hora H. Menino de personalidade este! Mas quem sabe não fica para a próxima? Também gostei muito de te conhecer e também o André, que é uma figura. O melhor da minha profissão é isto, a troca maravilhosa que emoções e experiências.
Parabéns pelo blog, é de muita qualidade. Sugiro que vc continue, pois a maternidade lhe renderá muuuuuitos posts e esta troca de experiência com outras mães e mulheres é riquíssima. Bjos e manda fotinhas do Matteo p mim de vez em quando.

Unknown disse... - Responder comentário

Nascu no dia do meu aniversário :) Lindo bebê, parabéns!!!

Cinara disse... - Responder comentário

Lily,acabei de ler teu post e do teu marido e preciso dizer que chorei...é verdade...kkk...lembrei do parto do meu filho e pude sentir uma amostra de toda aquela emoção maravilhosa ao vermos nosso filho pela primeira vez.Parabéns,que Deus abençoe vcs e desejo toda a saúde do mundo pro Matteo...aliás,lindo nome.bjos

Rebecca Bittencourt disse... - Responder comentário

Que lindo Lily!!
:')
Hahahaha eu sou igual a você, e não entendo como algumas mães ficam todas lindas no parto, aposto que quando eu tiver um filho vou chorar de soluçar loucamente também!!!

Parabéns e muitas felicidades para vocês <3

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados