26 junho 2014

Maternidade inventada

Vou iniciar esse post com uma frase que vai gerar polêmica, mas é a mais pura de todas as verdades:

Mães mentem. Mães inventam. 

Quem já é mãe sabe, mas às futuras mãezinhas de primeira viagem, meu aviso: o universo da maternidade é hostil e competitivo. Você mal ganhou bebê e as perguntas já começam. Inicia-se uma corrida louca para saber quem tem o filho mais genial, mais bonzinho, o que dá menos trabalho.

"Meu filho andou com 8 meses".
Sério? E você não recebeu um troféu? Não esquece de colocar essa informação no curriculum vitae dele futuramente, hein?

"Joãozinho, com 6 meses, já tinha 12 dentes".
E o kiko? Desde quando quantidade de dentes na boca é algo a ser comemorado? Estamos criando pequenos Suarez? (aproveitando o assunto do momento para ilustrar o post, sou dessas).

"Meu bebê é um anjo, não chora, fica quietinho o dia todo".
Eike sortuda! É um bebê ou uma planta?

"Durmo a noite toda desde que chegamos da maternidade, meu filho nunca acordou".
Mas gente, essas crianças já vêm treinadas de fábrica, nem precisam aprender a dormir. Se bobear trocam a fralda sozinhas.

"Fulaninha já usava o peniquinho quando tinha 9 meses".
Tô falando? O bebê não anda ainda, não fala, mas de alguma forma mágica, ele sabe usar o penico. Gênio!

"Paulinho come de tudo desde sempre, nunca deu trabalho para comer".
Filho dos outros come até jiló, impressionante.

E por aí vai...

Essa competição é chata, irritante e extremamente prejudicial. Isso cria mães que se sentem cada vez piores, mais culpadas. "Só o meu filho dá trabalho então?". Gente... criança chora. Criança acorda mil vezes durante a noite. Nenhum bebê nasce sabendo. Leva tempo. Cansa. Ser mãe cansa. Ensinar um bebezinho a ser uma pessoa é difícil pra kct. Alguns são mais fáceis, outros não. Não existe essa maternidade florida que a maioria das mães pinta. Isso é tudo balela. Não caiam nessa, não sintam-se sozinhas.

Anotem: se seu filho chora, berra, esperneia, acorda a noite inteira, já tem 1 ano e meio e ainda não anda, joga o pratinho da papinha longe, olhem só a triste constatação: ele é NORMAL! 

Matteo chorou sem parar até o terceiro mês. Eu não fazia a menor ideia do porquê. Matteo dormiu a noite toda umas 5 vezes. Há 3 meses acorda de hora em hora. Às vezes menos. Eu sou uma mãe zumbi. Matteo comeu meio mamão inteiro na primeira vez que dei. Depois, nunca mais. Matteo odeia papinha e quer nem saber de comer, só gosta de mamar. Matteo não gosta de TV, Galinha Pintadinha não o distrai nem por 2 segundos. Matteo não dorme durante o dia. Matteo só dorme mamando ou no colo. Matteo tem 8 meses e ainda não engatinha. 

Matteo é saudável e feliz. Eu sou muito feliz. Não preciso ter um filho perfeito pra ser uma mãe feliz e satisfeita. Não preciso de uma maternidade inventada para me sentir melhor. Eu não sou melhor que ninguém. E você, mãe de um bebê normal como o meu, não é pior. 

Fica a dica.

16 comentários:

Fabianne disse... - Responder comentário

Adorei o texto. Eu tenho 4filhos e ainda nao aprendi a " adestrar" crianças. Marina tem 18 meses e nao falanada. Dormir?peito. Mexe en tudo. Grita qdo frustrada... Mas é um bblìcia

Audri Aline disse... - Responder comentário

Parabéns. Perfeito seu texto. Tenho a Laura de 6 meses, mas tb a Carol de 13 anos e sei bem como é essa competição. Agora mesmo a bebê está aqui, mamando e dormindo no colo. Essa é a realidade. Ser mãe é gratificante, mas temos q tolerar muita coisa. Q bom que voltou escrever!!

Patrícia de Oliveira Cardoso disse... - Responder comentário

Que bom que você apareceu! Eu não tenho filhos, mas tenho irmão mais novos e sobrinhos e fico cansada quando algumas pessoas vem contar sobre os feitos extraordinários de suas crias. Coisas que a minha irmã caçula já fazia há 27 anos atrás! Aff!

Coisas de Tássia disse... - Responder comentário

Perfeito, adorei seu texto!

Gabriella Andrade disse... - Responder comentário

Lily,

Post mais verdadeiro não há.
Encontro esse tipo de "barreira" dentro da minha própria família... me sinto mal as vezes pq as pessoas fazem eu me sentir uma péssima mãe. Mas sei que não sou...
Minha filha tem 2 anos, ainda usa fralda, come de tudo... grita, chora, faz (muita) pirraça... ela é NORMAL...

Cada criança tem seu tempo de aprender as coisas, seja engatinhar, comer sozinha até para de usar fraldas. Basta termos paciência...
Passei um bom tempo nessa fase de mãe zumbi, mas te digo por experiência própria: isso passa!
Agra vivi o momento: mãe sem tempo, cansada,q ue trabalha e tenta se dividir em 30 pra dar conta de tudo!!! Sigo forte, um dia eu consigo - kkkkk

Somos mães zumbis, com olheiras, cansadas, mau humoradas, mas somos MUITO FELIZES!!!!

Beijos,
A Mãe da Estela
http://amaedaestela.blogspot.com/

Marri Alves disse... - Responder comentário

Olha, não sou mãe, mas acompanhei de perto essas situações acontecendo com a minha irmã... imagina que foi ela e mais duas "amigas" que tiveram filhos uma perto da outra. A cada comentário desses, eu ficava me perguntando tudo isso que você descreveu Lily... é uma competição ferrada, a troco de que? rs

Vou até mandar seu texto para a minha irmã ler hoje, com certeza ela irá se identificar hahaha

Beijos,
Marri

www.ancorandopalavras.com

Anônimo disse... - Responder comentário

Já li umas três vezes!

ValLindinha disse... - Responder comentário

Ai que alívio!!! rsrs
Com tantas gravidas e maes de recem nascidos ao meu redor, tenho me achado uma alienígena. Não sou.
O problema é que muita gente quer glamourizar a maternidade, ignorando os percalços que existem

andreia disse... - Responder comentário

Muito bom o texto. Adorei! Eu tenho umfilho de 10 anos, e vou te falar ele era super dificil de dormir eu ia no quarto dele muitas vezes durante a noite, ele só dormiu a noite toda por volta dos quatro anos!!!!!. Andou cedo, no aniverário de um ano já corria, em compensação foi um tormento p tirar a fralda. Então não tem jeito cada criança é de um jeito e nós temos qu acostumar. E sim. as mães mentem!!!!!

Anônimo disse... - Responder comentário

Falou e disse!! Texto mais que perfeito!! Assino embaixo!! Ameeeeeeeeeeeeeeiiii!
Cristina

Nanna disse... - Responder comentário

Texto perfeito, minha bebe esta com 50 dias, troca bastante o dia pela noite, faz birra (acredita), durante o dia so mama e dorme, durante a noite mama e mama, kkkk, não dorme mais que três horas seguidas e estou ainda me acostumando com suas manias, tentando decifrar os seus choros, no hospital mesmo, fui cobrada (com 2 dias de nascida) que ainda não tinha interação com ela (ela não conseguia pegar o seio), minha mae me cobra que ela dorme muito e eu me sinto as vezes uma péssima mãe.e que não darei conta do recado, mas qdo a vejo dormindo, ou me encarando qdo esta mamando vejo que faço o melhor possível porque o amor e´ imenso e so quero proteje-la. Sim muitas mães mentem e muito e com isso acabam deixando frustradas as mães de primeira viagem como nos.

Márcia. disse... - Responder comentário

Oi! Tenho 2 filhos, Paulo hoje com 11 anos: bebê tranquilo dormiu a noite todo dês dos 4 meses, mamou até 8 meses, depois comia de tudo. Até hoje um menino muito bom. Aí veio a Maria, minha Maria, chorava o tempo todo, mamou até 1 ano e três meses, acorda até hoje com 2 anos, levada, manhosa, usa fralda... Bem crianças não são iguais.

Yara disse... - Responder comentário

Hahaha pior é quando sua própria família fica falando isso, quem tem que te apoiar é a primeira a falar que fulaninho dorme a noite inteira.

Eu duvido.

Ta pra nascer criança que durma assim. Que não chore. Que não faça birra. Que cague com cheiro de rosas.

Fga. Tatiani Franco disse... - Responder comentário

Perfeito!!!

Carla disse... - Responder comentário

Lili! Saudade de vc escrevendo!

rose japan disse... - Responder comentário

Adorei o post, tenho 3 e hj já adultos 20,21,24 e pode saber sou feliz amo ser mãe ... Mas passei por tudo isso.. Nova fase, mas mãe é sempre mãe e filho, cada um com sua característica e personalidade, e ainda dão trabalho outros mas dão .. Um gosta disso outro n, um é organizado outro n, um gosta da vida noturna q me deixa doida os outros são tranquilos .. Ixi acho q sai do seu texto rs bj

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados