02 dezembro 2016

Árvore de Natal Montessoriana


Não é novidade para ninguém, Natal é minha época do ano preferida. É comercial, é apelativa, é cliché, mas eu amo. Agora tenho ainda mais motivos para amar, é bom demais participar da emoção do meu filho vendo as luzes e os enfeites. Acho uma delícia participar desse faz de conta de Papai Noel, dessa fantasia deliciosa e mágica.

É claro que eu não quero que ele veja o Natal somente como a época em que ganha presentes. É claro que não desejo estimular o consumismo, não faz parte do nosso dia a dia, não seria diferente agora. Eu expliquei para ele o que o Natal significa (somos católicos não praticantes), contei quem é o Papai Noel, que é ele mesmo quem fabrica os presentes de todas as crianças e os entrega na noite de Natal. Não vinculei à boas ações porque também não acredito nesse tipo de educação que dá prêmios. Pedi para escolher um presente e desenhar numa cartinha e assim ele o fez. Ele me surpreendeu perguntando qual presente daríamos ao Papai Noel e entendi, alí, que estamos indo no caminho certo. Ele decidiu dar frutinhas para o bom velhinho e assim o faremos. 

O presente que ele escolheu eu já comprei e custou R$ 18,00. Eu tenho certeza que ele vai amar, não é o valor que importa. Matteo (e acho que a maioria das crianças) se diverte muito mais com potes e garrafas vazias, talheres, fitas, restos de tecido. Brincar é mais importante que o brinquedo.

Então eu quis que a Árvore de Natal fosse algo que seguisse essa linha de pensamento que temos ensinado a ele, algo que ele ajudasse a construir, que estimulasse a criatividade e não viesse pronto. Optei por fazer uma árvore de feltro com enfeites em feltro que ele mesmo pudesse colocar e trocar de lugar quando quisesse. 








A base da árvore é de eucatex e foi feita com restos que eu tinha na empresa. O feltro verde em dois tons eu comprei em uma loja de tecidos e gastei R$ 30,00, incluindo os botões coloridos que comprei no mesmo lugar. Colei tudo com cola branca e os botões com cola quente para ficar mais firme. Os enfeitinhos eu comprei no Elo7. As luzinhas não faziam parte da proposta mas ele pediu e eu atendi.

Deu um trabalhão, mas ele amou, então valeu a pena.

Feliz Natal!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Meu jardim está florido.
E o seu?

Posts Relacionados