Previsão para Inscrições Online do INEP iniciam logo em Maio

ENEM 2020 Inscrições – O ENEM, sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova criada em 1998 que tem o intuito de avaliar o nível nacional de escolaridade básica dos brasileiros, organizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As provas são aplicadas em mais de 1.500 municípios em todo Brasil com as inscrições sendo realizadas exclusivamente na web.

Além de testar o conhecimentos dos cidadãos brasileiros, a prova também serve para estudantes que sonham em entrar em uma boa faculdade pública, ou então ganhando uma bolsa em uma prestigiada faculdade privada; e para aqueles que não concluíram o segundo grau (ensino médio), por exemplo, tirar uma boa nota no exame poderá garantir-lhes um diploma de conclusão do ensino médio.

Inscrições

O ENEM 2020 inscrições online estão previstas pra começarem logo nas primeiras semanas do mês de maio e para se inscrever o interessado deverá entrar no site oficial do programa (portal.inep.gov.br/enem) e ficar de olho, pois, por conta do grande interesse em pessoas querendo e acessando o site do Enem para fazê-lo, fica muito difícil conseguir realizar o cadastro com sucesso, tendo o processo que ser repetido inúmeras vezes até que você finalmente tenha conseguido se inscrever.

A inscrição é bem simples e intuitiva, sendo necessário que o candidato porte apenas alguns documentos como RG e CPF. O interessado deverá pagar uma taxa de inscrição no valor de 35 reais, onde o boleto deverá ser mandado pro e-mail que você realizou o cadastro. É importante salientar que o seu cadastro só será validado depois que a taxa for devidamente paga.

Entretanto, você poderá se inscrever no ENEM 2020 gratuitamente caso você se enquadre em um dos pré-requisitos a seguir:

  • Estar cursando o ensino médio em escola pública;
  • Fazer parte de uma família com uma renda mensal per capita inferior a dois salários mínimos;

Na hora da realização do cadastro, você poderá pedir a isenção da taxa de inscrição ENEM 2020, porém o INEP (órgão que promove a prova) poderá conceder ou não o benefício, de acordo com a instituição.

Quando a inscrição ENEM 2020 é confirmada, o candidato recebe em sua residência um cartão de confirmação com a data das provas e o locais com horários que as mesmas serão aplicadas. Lembrando que os atrasados ficarão barrados e não adianta chorar! Se programe e saia de casa com um bom tempo de antecedência, levando apenas o necessário para realizar a prova.

Prova do ENEM

As provas do ENEM 2020 são divididas em quatro. E haverá também uma prova de redação, do tipo dissertativo-argumentativo sobre um tema pré-definido.

As inscrições ENEM 2020 são feitas no portal do INEP e a partir do dia primeiro de maio os candidatos já devem ficar de olho para não perder a chance. As provas serão aplicadas no final do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *